Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / ARTIGOS

O DESEJO DA MULHER
publicado em: 25/02/2019 por: Lou Micaldas

Cuidar das crianças, cuidar da casa, ser econômica...

Trinta anos após o mais profundo estudo sobre os desejos humanos, Freud se questionava: “Afinal, o que querem as mulheres?”. Os homens sabem nada sobre as mulheres, isso é certo. Mesmo porque a mulher é esperta o bastante para esconder o que faz dela diferente.

Revelar para quê? Colocar tudo em jogo? Dar o ouro ao bandido? Com tantos homens escritores, imaginem o quanto custa, para uma escritora, guardar um segredo como esse.

As mulheres sabem o que os homens querem. Simples eles são, muito simples. E como opções de um harém lotado, nas quais as transformaram, mulheres sabem também tudo sobre as outras — e são muitos e muitos quereres.

Mas caso fosse necessário escolher um desejo, que todas pudessem partilhar, creio que seria: descansar. Todas, estamos cansadas. Porque cansa a arte de dissimular tensões, ser adestrada a sair-se bem em tantas camadas de obrigações e contingências, das mais simples cólicas mensais, aos mais absurdos abusos diários. Cansadas da luta pela beleza, da disputa por uma voz, de tudo ser tão delicado e importante.

Cuidar das crianças, cuidar da casa, ser econômica. Saber que seus sonhos, muitos deles, por fim, serão sabotados pelo tempo. E elas terão de fingir que alguma sabedoria foi adquirida, em troca da juventude, para fazer a ansiedade virar paz de espírito.

A mulher quer descansar, mas o que ela sente não é cansaço, é raiva. Por ter sido tão tonta em gastar a vida atrás de sutilezas. Quando poderia ser menos carente e exigir logo algo grande, como não precisar fazer nada, por exemplo. Que ideia louca da mulher, que, num movimento de conquistas, cisma que precisa trabalhar. E lá vai ela, munida de sua teimosia e disciplina, por dez, 20, 30 anos, até poder dizer: agora sou ouvida. Agora sou independente.

Mas ela foi entendida? Ela contou as suas cicatrizes, debochou de suas falhas, fez declarações de amor, atingiu os que amava. Mas alguém a entendeu? Não.

A mulher, sobretudo essa aqui, quer dormir por 11 horas seguidas. Quer um descanso, porque pensou demais, e em assuntos de sobra.

Autor(a): Fernanda Young
Fonte: oglobo.globo.com/opiniao/o-desejo-da-mulher-23475903
Colaborador(a): Raimunda Muniz

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA