Logomarca Velhos Amigos
LITERATURA / CRÔNICAS

Espaço criado para a divulgação de crônicas publicadas em jornais, revistas, sites e blogs, enviadas pelos VelhosAmigos.

PRESENTES DO TEMPO

E como acontece quando não estamos acostumados a ter algo, não soube exatamente o que fazer.

Autor: Clara Braga
Enviado por: Raimunda Muniz

SERÁ??!!

Era uma vez um músicocompositor que, como muitos outros (provavelmente todos), sonhava em ter seu trabalho reconhecido e poder viver da sua própria música.

Autor: Clara Braga
Enviado por: Renata Viana 

NO EMBARQUE

Situação: eu e minha família estávamos aguardando o vôo de volta para Brasília que atrasou duas horas! Sim, duas horas de espera, tentando convencer uma criança de 2 anos que a espera do embarque do aeroporto é um lugar super legal para brincar, depois de uma semana participando de um congresso, enquanto nas cadeiras ao lado um dos jurados do MasterChef fazia flexões.

Autor: Clara Braga
Enviado por: Neide Fonseca

UM AMOR QUE PEDIU PARA SER ESCRITO

Os sons do mundo — são muitos e emaranhados os sons. Sou uma pessoa que deseja, de forma verdadeira e intensa, abaixar o volume do mundo. — Por favor, abaixa um pouco o som — Ei, abaixa essa TV! — Porra, está muito alta essa música! São algumas das frases que me acompanham desde a adolescência e se fazem presentes no meu dia a dia nem que seja só em pensamento comigo mesma. Em outras palavras, sou aquele tipo de pessoa que, muitos, facilmente designam: chata.

Autor: Cristiana Moura
Enviado por: Daniela Vieira

O FATO DE COMERMOS CARNE NÃO NOS IMPEDE DE AMAR OS BICHOS

Foi na minha infância que visitei pela primeira vez uma granja. Enquanto viajávamos, meu pai explicava para meus irmãos e eu que poderíamos pegar os pintinhos com as mãos, que daríamos comida aos porcos e tomaríamos o leite fresco ordenhado da vaca.

Autor: Rebeca Bedone
Enviado por: José Carlos

ENVELHECER É UMA ESCOLHA

A gente decide envelhecer. Por fora, ninguém tem escolha. O tempo é uma grandeza física. Rei e senhor. Ninguém está imune às rugas, à osteoporose, à artrite, à perda de visão, ao cansaço… Mas por dentro, a alma pode fazer botox todo dia, renascer das cinzas, exercitar-se na academia da vida.

Autor: Priscilla Sena
Enviado por: Neide Fonseca

A SEMANA EM QUE VIREI SUECA

Não existem paraísos, em nenhuma latitude. Seria o cúmulo da ingenuidade comparar Suécia e Brasil. Ou Estocolmo ao Rio. Mas podemos fazer tudo para reduzir a falta de escolaridade, a violência armada e a miséria. Vamos barrar delírios indefensáveis e tornar nossas cidades espaços civilizados, que valorizem a vida e o convívio social. É preciso.

Autor: Ruth de Aquino
Enviado por: Raimunda Muniz

ORGULHO PERSA DO IRÃ PEDE RESPEITO DIANTE DE AMEAÇAS

Os iranianos são os persas. Integram uma civilização milenar. Têm orgulho do seu passado de vitórias e derrotas.

Autor: Guga Chacra
Enviado por: Ricardo Pereira de Sá

POR QUE SIMPATIZO COM BEBEL GILBERTO

Quem acompanha o envelhecimento e o sumiço de João Gilberto, às vésperas de seus 88 anos, se entristece com o barraco público entre os filhos João Marcelo e Bebel Gilberto. Um drama quase ordinário, na vida de um gênio da bossa nova.

Autor: Ruth de Aquino
Enviado por: Denise Carvalho

SOLIDÃO É FUNDAMENTAL

Que me desculpem os desesperados, mas solidão é fundamental para viver.

Autor: Hilda Lucas
Enviado por: Zeca Pizzolato

SOLIDÃO CONTENTE

O que as mulheres fazem quando estão com elas mesmas.

Autor: Ivan Martins
Enviado por: Suzely Sales Ramos

DESABAFO DE UM MARIDO DESOLADO...

Minha mulher e eu temos o segredo para fazer um casamento durar: Duas vezes por semana, vamos a um ótimo restaurante, com uma comida gostosa, uma boa bebida e um bom companheirismo. Ela vai às terças-feiras e eu, às quintas.

Autor: Luís Fernando Veríssimo
Enviado por: Flávio Noronha

SE VOCÊ ENGOLIR TUDO QUE SENTE, NO FINAL VOCÊ SE AFOGA

Engole o choro. Engole sapo. Não diga, não quero saber. Cala a boca, cala o peito, cale-se! Mas o corpo fala, e como fala. Fala a ponta dos dedos batendo na mesa, fala o dente acirrado, rangendo estridente. Falam os pés inquietos na cama.

Autor: Ruth Borges
Enviado por: Eliane Seixas Dutra

O QUE A MEMÓRIA AMA, FICA ETERNO

Quando eu era pequena, não entendia o choro solto de minha mãe ao assistir a um filme, ouvir uma música ou ler um livro.

Autor: Fabíola Simões
Enviado por: Lika Dutra

O LAÇO E O ABRAÇO

Meu Deus!... Como é engraçado... Eu nunca tinha reparado como é curioso um laço... Uma fita dando voltas, se enrosca, mas não se embola vira, revira, circula e pronto: está dado o abraço.

Autor: Maria Beatriz Marinho dos Anjos
Enviado por: Wanda Pinho

BONDADE: UMA DAS MAIORES VIRTUDES DO SER HUMANO!

A bondade é uma qualidade a qual todos nós deveríamos ter. É através dela que passamos a acreditar nas pessoas: quem é bom tem a alma nobre e generosa.

Autor: Angélica Lavorato
Enviado por: Maria Clara Vieira

A IMPORTÂNCIA DE UM ABRAÇO

Em tempos idos era eu gerente da sucursal de uma empresa seguradora, em Belo Horizonte. Estressado pela responsabilidade imposta pelo cargo e por metas a serem alcançadas, sofri por quatro meses com o distúrbio de uma glândula que me provocava sudorese em excesso, independente do calor ou frio que estivesse fazendo.

Autor: Ary Franco (O : Poeta Descalço)
Enviado por: Yna Beta

PIJAMA AZUL E VESTIDO VERDE

País parou para se dividir em dois, com as eleições.

MORO E BOLSONARO FICARAM FORA DESSA

Eu queria uma crônica que tratasse de outra coisa. Desligasse o microfone do plenário, nem aí para as questões de ordem. Falasse baixinho...

Autor: Joaquim Ferreira dos Santos
Enviado por: Maria Clara Ribeiro dos Santos

UM DIA OS LIVROS DE HISTÓRIA FALARÃO SOBRE NÓS

Daqui a algum tempo, quando nenhum de nós estiver mais aqui... algum aluno... em algum banco de escola... vai ler em algum livro, já eletrônico creio...

Autor: Manoel Marcos Vieira Santos
Enviado por: Damáris Couto Gomes

Acesse mais conteúdo de: CRÔNICAS clicando nos números das páginas abaixo.

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA