Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / DATAS ESPECIAIS

ANIVERSÁRIO DO CRISTO REDENTOR
publicado em: 29/09/2016 por: Lou Micaldas

O Cristo Redentor faz aniversário em 12 de outubro, de braços sempre abertos, para abraçar o povo carioca e todos que aqui chegam.

A HISTÓRIA

Pedro Maria Bos, padre lazarista , em 1903, já imaginava no morro do Corcovado um imenso pedestal para imagem do Cristo. Em 1916, ele morreu sem ver seu sonho realizado.

Entre os muitos projetos que foram apresentados o escolhido foi do Arquiteto Heitor da Silva Costa, mas seu projeto recebeu muitas críticas e ele foi buscar ajuda com o pintor Carlos Oswald.

Os dois chegaram ao ponto para determinarem o grande pedestal que iria sustentar a imagem do Cristo, no morro ainda sem nome.

Em 1924, Carlos Oswald, depois de muitos estudos conseguiu finalmente chegar ao molde artístico para o Cristo Redentor. O modelo seguia a inspiração do cardeal dom Sebastião Leme, que mencionava a ideia de um símbolo que visto de longe, se assemelhasse a uma cruz.

O CRISTO TEM MÃOS DE MULHER

O escultor francês Paul Landowski, com a ajuda da estagiária Margarida Lopes de Almeida, executou o projeto. As Mãos e a cabeça da estátua foram esculpidas na França. Após serem desmontadas, foram embarcadas para o Brasil.

As mãos foram inspiradas nas da própria Margarida Lopes de Almeida. Foi Paul Landowski o responsável pela execução desta parte do trabalho. As mãos dela eram muito bonitas, com dedos longos, é o que relembra Maria Isabel, que conhecia a poetisa e estagiária Margarida.

Faltava verba para concluir a obra. Só 1931, com o auxílio do Vaticano, é que ela pôde ser concluída pelo mesmo escultor francês Paul Landowski .

Com 38 metros de altura, o equivalente a um edifício de 13 andares, a estátua pesa 1.145 toneladas e foi encravada no cume de uma montanha de 710 metros, depois batizada de Morro do Corcovado.

O primeiro morro do Rio de Janeiro a possuir um nome , foi o Corcovado. Primeiro, ele recebeu o nome de "Pináculo da Tentação" por Américo Vespúcio, numa referência ao lugar onde, segundo a Torá, o diabo levou Cristo para ficar por 40 dias e 40 noites sendo tentado por todos os pecados do mundo - afirma Milton Teixeira, o arquiteto pós- graduado em História da Arte.

O monumento só foi inaugurado em 12 de outubro de 1931. A estátua do Cristo pesa 1.145 toneladas . Em seu interior, que é oco, está esculpido um coração em concreto.

O TREM

O Trem do Corcovado, que circula na primeira estrada de ferro para turismo do Brasil, também está comemorando 117 anos. A estrada foi idealizada por Dom Pedro II .

 Um Espaço Cultural está sendo construído para preservar a história do trem, na estação do Corcovado.

POR DENTRO DO CRISTO REDENTOR

 

nothing



 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA