Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / DATAS ESPECIAIS

DIA DO BIÓLOGO
publicado em: 28/08/2017 por: Lou Micaldas

"O óvulo estilizado, sendo fecundado,
determina o princípio da vida. 
O óvulo tem o formato do planeta Terra e
também lembra folhas, sugerindo a importância 
do verde"

Os biólogos estudam todos os organismos vivos. Investigam aspectos como origem dos seres, estruturas, funções, distribuição das espécies sobre a superfície terrestre, processos de reprodução e relação com o meio ambiente. Analisam seres nos seus vários níveis de organização: desde genes, células e órgãos, até as populações de plantas e animais e a estrutura dos ecossistemas.

Pesquisadores podem trabalhar em laboratórios, onde são utilizados equipamentos como microscópios, computadores, termômetros. Algumas experiências são realizadas com cobaias, como ratos, sapos, macacos e coelhos. A pesquisa de campo -anotação de dados e coleta de material para análise em laboratório - muitas vezes necessária em especialidades como botânica e zoologia, implica deslocamentos ou viagens para florestas ou áreas distantes, de infra-estrutura precária. Na área de educação ambiental as atividades podem ser realizadas em fins de semana e feriados.

Muitas universidades (federais, estaduais, particulares) e faculdades oferecem cursos de biologia em todo Brasil.

Os biólogos podem, dependendo de sua formação, atuar nas mais diferentes áreas, sendo que são pelo menos 50 as áreas de atuação. Mesmo assim, muitas vezes os biólogos têm dificuldades de ingressar no mercado trabalhando nessas áreas, pois muitas delas não são exclusivas da profissão. Isso se deve ao fato de que a profissão de Biólogo, bem como a de Biomédico, sua profissão irmã, foi regulamentada no Brasil pela Lei número 6.684 de 3 de setembro de 1979, ou seja, é uma profissão que existe, formalmente, há relativamente pouco tempo, e cujas atribuições pertenciam antes a agrônomos, médicos, farmacêuticos.

Devido à profissão ter sido regulamentada em um 3 de setembro, instituiu-se este o Dia do Biólogo. Convém aqui lembrar que os professores de Biologia, portadores de diploma universitário, também são Biólogos, desde que exerçam a profissão de educador.

O Biólogo é um profissional capacitado para, além de executar, pensar. A pesquisa básica na área das Ciências Biológicas é, hoje em dia, realizada em grande parte por Biólogos. Isso inclui técnicas aplicadas na medicina, no controle de pragas, e na preservação ambiental.

Mesmo assim, é neste último campo que os Biólogos mais vêm se destacando atualmente, muito em função da divulgação da mídia, é verdade, que acaba mostrando este lado da profissão mais do que os outros. Isso não é de todo mau, pois a mídia consegue, deste modo, mostrar ao grande público a importância da preservação do nosso ambiente. E essa consciência nacional vem crescendo bastante, recentemente, e lá estão os Biólogos para mostrar como se deve fazer, e por que se deve fazê-lo, para preservar o ambiente.

Cor da profissão é azul e a pedra da profissão é a água marinha.

Autor(a): Parte das informações aqui exibidas foram extraídas do Manual do Biólogo, 2. ed.

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA