Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / DATAS ESPECIAIS

DIA DO DOADOR DE SANGUE
publicado em: 18/11/2016 por: Lou Micaldas

Trata-se de uma data estratégica que tem duas funções básicas: a primeira delas é homenagear o doador e a segunda é mostrar à sociedade a importância da doação. Doar sangue é um ato de amor à vida. No período de final de ano acontece uma queda de 60% a 70% na coleta de sangue.

A data de 25 de novembro foi escolhida estrategicamente um mês antes do Natal, com a função de alertar as pessoas sobre a importância de fazer a doação antes de entrar em férias. Paralelamente à diminuição no volume de coleta de bolsas de sangue nesse período, verifica-se um acentuado aumento no número de acidentes, tanto automobilísticos como domésticos. Dessa forma, é necessário que o banco de sangue possa suprir as necessidades dos centros cirúrgicos.

POR QUE DOAR SANGUE?

Naturalmente doamos sangue porque alguém dele precisa. Pela facilidade e segurança com a qual pode ser retirado, associado ao enorme beneficio para quem dele necessita, doar sangue pode ser considerado um gesto simples de pessoas dispostas a ajudar o próximo. O ato de doar é simples e dura menos de dez minutos.

A doação é segura e confiável. É importante desmistificar a idéia de que doar "purifica" o sangue, engorda ou emagrece, atrapalha o desempenho sexual e principalmente torna o inpíduo "habituado" obrigando-o a doar sempre.

Para ser um doador, basta ser saudável, ter entre 18 e 60 anos e pesar mais de 50 quilos. Os homens podem doar sangue de dois em dois meses e as mulheres, a cada três meses. Seja também um doador de sangue!

Para informações sobre locais e os requisitos necessários para ser um doador, acesse: www.prosangue.sp.gov.br

Fonte: Acispes

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA