Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / DATAS ESPECIAIS

DIA INTERNACIONAL DO COMISSÁRIO DE BORDO
publicado em: 27/11/2015 por: Netty Macedo

História da profissão

A profissão de comissário de bordo - ou aeromoça para mulheres - surgiu em 1930 por reivindicação de uma mulher, Ellen Church, pois apaixonada por aviação e não poder pilotar uma aeronave por ser mulher, a enfermeira sugeriu à Boeing Air Transport que colocasse enfermeiras a bordo dos aviões para cuidar da saúde e segurança dos passageiros durante o voo.

As primeiras moças contratadas deveriam ser solteiras, não terem filhos, obedecer a um padrão de peso e altura, porém possuiam salários muito baixos. A idéia fez muito sucesso, pois as mulheres a bordo passavam segurança aos passageiros, já que a mulher era considerada uma figura de fragilidade, e tendo mulheres trabalhando a bordo passava a idéia aos viajantes de que o avião não era tão perigoso quanto pensavam.

Devido à Segunda Guerra Mundial, as enfermeiras foram convocadas para os campos de batalha, as companhias aéreas então começaram a colocar mulheres de nível superior a bordo, contudo sem perder o charme e a elegância, já que essa profissional representaria a empresa. A profissão popularizou-se, e perdeu o símbolo sensual que possuía, foi então que surgiu o "aeromoço", já que as funções do comissário aumentaram devido ao aumento do fluxo de passageiros, o que exigia mais do profissional.

Categorias e formação

A formação do pessoal navegante comercial era, antigamente, feita pelas próprias companhias aéreas. Hoje em dia, a formação pode ser feita em escolas independentes, que oferecem cursos certificados pelas autoridades de aviação civil (por exemplo, INAC em Portugal e ANAC no Brasil).

Os cursos de formação para comissários de bordo, normalmente, incluem matérias como segurança no voo, emergências, sobrevivência, organização, legislação e regulamentação da aviação civil, primeiros-socorros, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática.

No Brasil, a carreira inclui as categorias de comissário auxiliar, chefe de cabine, comissário internacional, supervisor de cabine e chefe de equipe internacional.

O Comissário de Voo trabalha dentro do avião e sua função é atender os passageiros. Todos são treinados em diversas áreas como primeiros socorros, técnicas em aviação e situações de emergência.

Em 1973, comissários da Varig, representando 44 países, participaram do Concov - Congresso dos Comissários de Voo. O evento terminou no dia 31 de maio com a fundação do Ifaa - International Flight Attendants Association. Uma canadense foi eleita para presidir a associação e o posto de vice-presidente ficou para um comissário alemão. Desde então, 31 de maio foi estipulado como o Dia Internacional do Comissário de Voo. Mas a data só seria decretada oficialmente em 1986.

Hoje é uma das profissões que mais cresce no Brasil, devido a ascensão da aviação brasileira e o baixo custo de passagens aéreas.

Fonte: www.pilotocomercial.com.br e iefp.pt/formacao

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA