Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / DICAS DE SAÚDE

13 FORMAS SURPREENDENTES DE USAR A MAÇÃ
publicado em: 17/03/2017 por: Lou Micaldas

A maçã é uma das frutas mais populares do mundo, e com razão: é saborosa, muito saudável e com formas, sabores e cores diferentes. E você sabia que, além de um ótimo alimento, a maçã tem outras diversas utilidades? Veja agora 13 formas de utilizá-la.

1. Para enxaqueca
As enxaquecas podem beirar o insuportável em alguns casos, de tão fortes. No entanto, cientistas descobriram que cheirar uma maçã verde pode aliviar a dor e o desconforto causados pela enxaqueca.
 
2. Evitar que o açúcar cristalize
O açúcar mascavo é muito mais saudável que o branco ou cristal, pois é mais puro e com menos produtos químicos. O único problema é que, mesmo em um recipiente fechado, surgem caroços e grumos que são muito difíceis de dissolver. Para evitar que isso aconteça, pegue um pedaço de tecido, coloque uma fatia de maçã, amarre (ou costure) e coloque no recipiente do açúcar. A maçã vai evitar o surgimento das pedrinhas açucaradas.
 
3. Deixar frutas mais maduras
Você foi à feira ou ao supermercado e comprou algumas frutas ainda verdes e quer consumi-las? Pois saiba que algumas frutas emitem um gás chamado etileno, que retarda o amadurecimento das frutas. Coloque uma maçã no meio delas para desacelerar este gás e, assim, suas frutas vão amadurecer mais rápido.

4. Preservar pães e bolos
Os pães e bolos fresquinhos que você compra na padaria perdem a umidade rapidamente após abrir a embalagem, principalmente o pãozinho francês. Para evitar que sequem tão rápido, coloque os pães e bolos em um recipiente junto com meia maçã para mantê-los frescos por mais tempo.
 
5. Limpeza em geral
Ao invés de usar aquele produtos de limpeza muito químicos, pesado e até caros, por que não usar vinagre de maçã? Sim, é isso mesmo, o vinagre desta fruta serve para eliminar odores e é um ótimo antisséptico. Pegue um borrifador e coloque uma parte de vinagre e outra de água. Mexa bem e você terá um produto de limpeza eficaz e mais saudável.
 
6. Adoçante natural
A maçã pode ser um ótimo substituto para o açúcar, pois contém frutose, o açúcar natural das frutas, e é muito mais saudável, até mesmo para diabéticos ou pessoas que estão em dieta de perda de peso que usam adoçantes industrializados. Rale um pedaço da fruta e coloque no seu suco, você vai sentir a diferença.
 
7. Máscara facial
A maçã é rica em pectina, um ótimo aminoácido que faz muito bem para a pele. Esta é uma ótima dica para deixar seu rosto limpo e saudável: rale uma maçã e misture com um pouco de mel, depois aplique sobre a face. Deixe agir por até 20 minutos e lave em seguida.
 
8. Acabar com enjoos
Enjoos são muito desconfortáveis e podem acontecer em diversas situações. Algumas pessoas sofrem de enjoos enquanto dirigem ou fazem uma viagem de carro, ou em dias muito quentes. Se isso acontecer, basta comer uma maçã verde que a sensação de náusea vai embora.
 
9. Tratar alergias
A maçã contém um aminoácido chamado quercetina, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e combate um componente chamado histamina, responsável pelo surgimento de alergias, edemas, coceiras e vermelhidão na pele. Se você sofre com este problema, o ideal é consumir maçãs com regularidade, e até mesmo passar uma fatia da fruta sobre a área afetada para aliviar o desconforto dessas alergias.

10. Preparar uma bebida especial
As vodcas com sabor se tornaram muito populares mundo afora e, com isso, os preços também subiram muito. Que tal fazer a sua própria vodca com sabor de maçã? Basta cortar algumas maçãs sem casca e colocá-las em um recipiente. Cubra-as com vodca, feche bem o recipiente, e deixe descansar por alguns dias. Se o sabor da fruta ainda não estiver do seu gosto, deixe agir por mais alguns dias.
 
11. Aperitivo canino
Quem tem cães sabe que a melhor forma de alimentá-los é com ração, mas alguns alimentos podem ser dados a eles, por serem muito saudáveis. É o caso da maçã. Ao invés e comprar aqueles biscoitos caninos que contém produtos químicos, dê ao seu cão alguns pedaços da fruta, ou até mesmo a maçã inteira para que eles possam comer e se divertir ao mesmo tempo. Mas retire as sementes, pois elas contém cianeto, que é um veneno natural.

12. Acabar com pulgas
Vinagre de maçã é ótimo para acabar com pulgas. Misture partes iguais de água e vinagre, passe no pelo de seus animais e massageie suavemente para que possa agir na pele do animal. O vinagre vai acabar com as pulgas.

13. Acertar o sal da comida
Salgou a comida? Coloque alguns pedaços de maçã no preparo para que ela absorva o excesso de sal. Deixe agir por alguns minutos e prove a comida novamente até estar do seu gosto.

Fonte: Tudoporemail
Colaborador(a): Janete Rodrigues

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA