Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / DICAS DE SAÚDE

ACABE COM A MOLEZA PROVOCADA PELOS DIAS QUENTES
publicado em: 02/01/2017 por: Lou Micaldas

 
Refresque a nuca e tire um cochilo para enfrentar o clima com disposição

Em dias de clima quente, parece que o corpo perde a energia e é tomado pela moleza? Sabia que por trás dessa indisposição há alguns problemas de saúde mais sérios? "O calor intenso associado ao sol forte pode propiciar a desidratação e a insolação que se manifestam em sintomas como indisposição e mal-estar", explica o cardiologista Henrique Patrus, coordenador da equipe de cardiologia do pronto-socorro do Hospital Mater Dei, de Belo Horizonte. Para ajudar a combater o calor e evitar esses problemas, procuramos quem entende do assunto e conseguimos dicas simples que podem fazer toda a diferença na hora de aproveitar o verão. Confira!
 
Refresque a nuca
Quando molhamos a nuca, a sensação de moleza diminui. "A região da cabeça é um grande foco de dispersão do calor do corpo", afirma o clínico geral Paulo Camiz, do Hospital das Clínicas de São Paulo (SP). Quando a nuca é resfriada pela água, o processo de perda de calor é acelerado, já que a temperatura do corpo é transferida rapidamente para o ambiente. Experimente!

Tire um cochilo depois do almoço
Aquela vontade de tirar uma soneca depois do almoço não acontece por acaso, trata-se de uma reação do corpo para armazenar energia - e esse mecanismo pode acontecer em qualquer hora de um dia de calor intenso. "Um breve cochilo faz bem e ajuda a aliviar a sensação de moleza e indisposição", diz o cardiologista Henrique.

Faça um escalda-pés gelado e molhe sua roupa
Em vez de água quente, use gelada! Outra opção é molhar a roupa, que faz com que o corpo entenda a necessidade de perder calor com rapidez. O clínico geral Paulo explica que quanto mais o corpo quente entra em contato com elementos de temperaturas baixas, mais mecanismos compensatórios ele cria para perder temperatura. "Essas medidas também evitam a perda excessiva de líquido pela pele, que normalmente acontece através da transpiração e suor", completa o cardiologista Henrique Patrus.

Ar-condicionado ou ventilador?
O ar-condicionado diminui a temperatura e age favorecendo a perda de calor do corpo para o ambiente. Mas, segundo o cardiologista Henrique, o ventilador também pode ajudar a refrescar os dias quentes e é até mais saudável, pois o ar-condicionado pode irritar o nariz e provocar crises alérgicas. "Sempre que possível, prefira lugares com sombra e boa circulação de ar natural", recomenda.

Use tecidos leves e com cores claras
Durante os dias de calor intenso, fuja de tecidos pesados e com cores escuras. "Dê preferência aos tipos que permitem a transpiração, como os de algodão e os de cores claras", orienta Paulo Camiz. Segundo o médico, as cores claras absorvem menos o calor.

Economize energia elétrica e troque suas lâmpadas
Desligar os aparelhos eletrônicos e substituir lâmpadas incandescentes por fluorescentes são formas de diminuir o calor do corpo e do ambiente, além de ajudar o seu bolso ao pagar uma conta de luz mais barata. "Aparelhos eletrônicos e lâmpadas incandescentes, quando ligados, podem gerar calor e aumentar a sensação de moleza", explica Henrique Patrus.
 
Aposte no blecaute
Sabe aquelas cortinas que não deixam a luz passar e são ótimas para você dormir até tarde? Elas são chamadas de blecaute e são excelentes para os dias de temperaturas altas. "O blecaute reflete a luz e o calor absorvido fica entre o tecido da cortina e o vidro, diminuindo o calor dissipado no ambiente", explica Paulo Camiz. Desse modo, o ambiente que tiver essas cortinas demorará mais a ficar quente e abafado.

Fique longe do sol e tenha uma alimentação leve
Esconder-se do sol é a maneira mais segura e eficiente de não sentir moleza. Procure evitar a exposição solar entre as 10 e 16 horas e a prática de atividades físicas intensas durante o dia em locais abertos. Lembre-se também de se manter hidratado, ingerindo bastante líquido e comendo vegetais e frutas. "Modere o consumo de alimentos de gordura animal, que demoram mais para serem digeridos e prejudicam a disposição", alerta o cardiologista Henrique Patrus.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/bem-estar/galerias/16083-acabe-com-a-moleza-provocada-pelos-dias-quentes/8

 

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA