Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / DICAS DE SAÚDE

Um estudo recente publicado no Journal of Internal Medicine indica que o café pode ser altamente benéfico na redução do risco de cálculos biliares.

De acordo com os resultados do relatório: “Entre 104.493 indivíduos, aqueles que bebiam mais de seis xícaras por dia tinham um risco 23% menor de desenvolver cálculos biliares sintomáticos em comparação com indivíduos que não tomavam café”.

Beber uma xícara extra de café por dia foi associado a um risco 3% menor. Além disso, pessoas com certas variantes genéticas associadas a um maior consumo de café apresentaram menor risco de cálculos biliares, diz Fayer Wayer.

Explicação de por que o café ajuda os cálculos biliares

A Dra. Anne Tybjaerg-Hansen, autora do estudo e chefe médica do departamento de bioquímica clínica do hospital Rigshospitalet, um dos maiores da Dinamarca, comentou as implicações desta pesquisa:

“A cafeína é excretada pela bile e é possível reduzir a quantidade de colesterol presente nela. Isso pode reduzir o risco de cálculos biliares, já que seu desenvolvimento “depende de um equilíbrio, principalmente entre colesterol e ácidos biliares”, disse o especialista.

O café também estimula as contrações musculares que movem o conteúdo ao longo do trato gastrointestinal.

Os cálculos biliares são formados na bile sob o fígado e são depósitos duros compostos de bilirrubina e colesterol.

Fonte: El Imparcial / BlesPoeruguês
Colaborador(a): Ricardo Pereira de Sá

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA