Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / DICAS DE SAÚDE

COCA COLA FAZ MAL AO ESTÔMAGO?
publicado em: 22/01/2017 por: Lou Micaldas

Não faz mal ao estômago normal, mas em excesso pode contribuir para o desenvolvimento de osteoporese (devido à cafeína, assim como o café). Para pessoas que já possuem doenças do estômago, a Coca Cola é extremamente agressiva e deve ser evitada.

A crença de que Coca Cola causa gastrite e úlcera deve-se a sua acidez acentuada, com o pH em torno de 2,8. Porém esse nível de pH é perfeitamente tolerado pelo estômago que em situações normais possue um pH de 1 a 3, ou seja, mais ácido do que a própria Coca Cola. São diversos os mecanismos de proteção do estômago contra o suco gástrico que ele mesmo produz, são eles: as células do estômago são impermeáveis ao HCL (ácido secretado para dentro do estômago); uma camada de muco alcalino proteje a parede do estômago (muco alcalino que contem HCO3- neutraliza o ácido); junções oclusivas entre as células não permitem a passagem do ácido (junções oclusivas são junções que as células fazem umas com as outras e que ficam bem grudadas, não permitindo a passagem de substâncias por entre elas); rápida taxa de divisão celular, repondo rapidamente as células mortas, prostaglandinas e fosfolipídeos neutralizam o ácido na superfície das células. A Coca Cola não vai tornar o conteúdo do estômago mais ácido, o que contradiz teorias de agressão do estômago pela Coca Cola por causa da acidez.

Pessoas que possuem gastrite ou úceras não devem tomar refrigerante nem sucos ácidos de acordo com a restrição médica, pois os mecanismos de defesa do estômago delas estão deficientes

Autor(a): Naturologista Tiago Rocha
Fonte: Primavera saúde
Colaborador(a): Maria José Noronha

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA