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INFORMAÇÃO / DICAS DE SAÚDE

Produtos garantem gorduras boas que sustentam o organismo por um bom tempo

Castanhas e frutas secas são bem-vindas para a saúde. A combinação das oleaginosas com as frutas secas é repleta de benefícios, um mix de fontes de nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo. Vale a pena, por isso, acrescentá-las na dieta diária.

Associar esses alimentos é uma estratégia muito vantajosa, explica a nutricionista Klara Rahmann, consultora da EnovaFoods. “Cada um desses ingredientes tem nutrientes específicos, que fornecem uma gama mais ampla de vantagens para o corpo quando combinados, devido à composição mais completa em macronutrientes”, ressalta. 

Além de proteínas, carboidratos e gorduras boas, o combo tem muitos micronutrientes, como vitaminas, minerais e agentes naturais antioxidantes e anti-inflamatórios. Isso agrega maior valor nutricional e aumenta a sensação de saciedade. 

As oleaginosas 0 grupo formado por castanhas, nozes, amêndoas e outros - são fontes de energia imediata com longa duração, o que é ótimo para a prática de atividades físicas ou para manter a disposição ao longo do dia. 

Outro ponto positivo é o fato de as frutas secas facilmente substituírem um doce, sem agredir a saúde, pois são ricas em nutrientes e contam com açúcares naturais. Porém, é preciso ter cuidado. “Elas são mais calóricas que as frutas normais, pois, quando passam pelo processo de desidratação, a frutose (açúcar da fruta) é acumulada. Assim, é necessário saber consumi-las com moderação”, ressalta a nutricionista. 

PORÇÃO SEGURA 

A especialista em medicina ortomolecular e emagrecimento Ana Carolina Candia explica que a quantidade ideal diária depende de cada pessoa, uma vez que varia de acordo com peso, formação corporal (gordura e massa magra), prática de atividade física, entre outros fatores. “Uma porção segura para todos é apostar em um total de cinco unidades, misturando castanhas e frutas.” 

Juarez Rodrigues/EM/D.A PressAs oleaginosas são fontes de energia imediata com longa duração, o que é ótimo para a prática de atividades físicas ou para manter a disposição ao longo do dia (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)Apesar do teor calórico e da gordura, eles são aliados excelentes para o emagrecimento. “O combo ajuda a manter a reeducação alimentar, com as ricas fontes de ácidos graxos, monoinsaturados e poli-insaturados”, destaca. 

Já as nuts com açúcar e sal não são indicadas. O ideal é conferir as embalagens e dar preferência aos in natura. “Prefira sempre comprar nozes, castanhas e sementes sem sal, que eleva a pressão arterial e causa retenção de líquidos. E evite as frutas cristalizadas, que são cheias de açúcar”, recomenda. 

Quando passam pela desidratação, as fibras, minerais e açúcares permanecem preservados e ficam muito mais concentrados. O damasco seco, por exemplo, tem duas vezes mais vitamina A, três vezes mais potássio e oito vezes mais ferro. 

Para a nutricionista Klara Rahmann, consultora da EnovaFoods, inúmeras receitas permitem misturar de forma adequada e agradar a todos os tipos de paladar. “Salada, iogurte, vitamina e suco são algumas delas, além dos mixes, que se encaixam perfeitamente em qualquer lanche.” 

Monte o seu mix 

Quem quer fugir dos pacotes industrializados pode comprar, separadamente, cada um dos ingredientes e montar o próprio mix de oleaginosas e frutas secas. É simples e permite alternar os elementos, para não enjoar. 

» 30g a 40g de oleaginosas/nuts - nozes, castanha do pará e de caju, amêndoas, pistache, amendoim, macadâmia, avelã etc. 

» 2 ou 3 pedaços de frutas secas - uva-passa, damasco, tâmara, figo seco, manga desidratada, abacaxi desidratado, maçã desidratada etc. 

Atenção: a porção não deve ultrapassar a quantidade indicada de 30g a 40g, pois as frutas secas, mesmo as sem açúcar adicionado, têm alto teor calórico. 

Combo de vantagens 

» Combinação perfeita 
A parceria entre as nuts e as frutas desidratadas pode ser um ótimo aliado no controle da pressão e da glicemia. Conheça outras vantagens desse combo: 

» Sensação de saciedade 
As castanhas são ricas em fibras, gorduras boas e teor proteico, o que aumenta a sensação de saciedade. Essa composição de nutrientes provenientes das nuts ajuda a controlar a velocidade da absorção do açúcar no sangue, o que também reforça o prolongamento dessa sensação. 

» Fibras, vitaminas e minerais 
As frutas secas contêm muitas fibras e fornecem ao organismo minerais, vitaminas e fitonutrientes essenciais, de ação antioxidante e anti-inflamatória, e altamente associados à prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose, diabetes e doenças do cérebro degenerativas. Durante o processo de extração da água nas frutas, os microelementos se concentram do interior para fora, o que aumenta a densidade das vitaminas e minerais nas frutas secas. As nuts também têm o seu conteúdo próprio de nutrientes essenciais. Quando consumidas com moderação, oferecem uma boa dose de vitaminas C, E e do complexo B, cálcio, ferro, zinco, selênio e demais compostos naturalmente antioxidantes. 

» Mais energia e disposição 
As oleaginosas são boas fontes de proteína vegetal e gorduras monoinsaturadas. Por conter magnésio, cobre e selênio, que ajudam a diminuir o estresse, também melhoram a memória e a produção de energia. A semente de abóbora, por exemplo, tem triptofano, aminoácido que pode ajudar a regular o sono. 

» Doce saudável 
Por causa do processo de desidratação, as frutas secas acabam concentrando mais nutrientes, como minerais e vitaminas. Além disso, concentram açúcares naturais da própria fruta, o que amplia o paladar mais doce. Ou seja, elas podem ser boas opções de sobremesa, ao mesmo tempo em que trazem valor nutricional. 

» Contra a TPM 
Pelas concentrações de magnésio, a combinação é perfeita para reduzir sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). Além disso, auxilia na proteção da pele, da unha e do cabelo, pela ação antioxidante, e retarda o envelhecimento celular a partir de propriedades da vitamina E e selênio.

Autor(a): Marília Padovan
Fonte: www.uai.com.br/app/noticia/saude/2018/01/31/noticias-saude,220770/fontes-de-energia-e-saciedade-frutas-secas-e-castanhas-sao-ricas-em-n.shtml

 

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