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INFORMAÇÃO / DICAS DE SAÚDE

Quem disse que chocolate não faz bem para a saúde? Você só precisa encontrar a melhor versão, a que tenha maior teor de cacau e menor de açúcar, e quem sabe acrescentar alguns outros ingredientes funcionais. Uma pesquisa realizada na Dinamarca descobriu que as pessoas que comem um pedaço de chocolate amargo pela manhã consomem 15% menos calorias ao longo do dia.

Além disso, o chocolate é rico em gorduras monoinsaturadas, saudáveis também para queima de gordura. Aposte em versões com 70% ou mais de cacau e veja como repaginar sua barra para ter mais cara de doce. A sugestão de preparo é da nutricionista funcional Fernanda Scheer.

Escolha um chocolate amargo com, pelo menos, 70% cacau e derreta em banho maria. Depois, agregue frutos e sementes que são ingredientes adicionais cheios de benefícios extras para saúde. “Chia, semente de abóbora, amêndoas, goji berry, uva passa, coco em lascas”, são alguns exemplos indicados pela especialista. Coloque em formas de silicone (ou de gelo) e congele por alguns minutos.

Adicione benefícios extras

Se você quiser turbinar o doce com um teor maior de substâncias antioxidantes, que ajudam a retardar o envelhecimento, aposte no goji berry. Além da alta concentração de vitamina C, que chega a ser 50 vezes maior que a da laranja, a fruta desidratada quase não engorda, já que possui pouquíssimas calorias. Na verdade, a suspeita é de que ele ajude a emagrecer por sua alta concentração de vitaminas. Outras opções são blueberry, cranberry e uva passa.

Por sua alta quantidade de proteínas facilmente digeríveis, as sementes de abóbora também são ótimos ingredientes para incorporar ao chocolate porque ajudam a estabilizar o açúcar do sangue. Além disso, elas são uma excelente fonte de fibras, que são benéficas para a digestão e também contribuem para o emagrecimento. Outras opções para agregar fibras e proteínas são as lascas de coco e o gergelim.

Já a semente de chia tem grande concentração de oligoelementos que, em contato com a água, absorvem grandes quantidades do líquido se transformando em uma espécie de gel, que ajuda a reduzir a vontade de comer. Além disso, ela é fonte riquíssima de fibras, que auxiliam na digestão e melhoram o funcionamento intestinal. Outras opções são as sementes oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas.

Autor(a): Camila Silva
Fonte: www.msn.com/pt-br/receitasebebidas/sobremesas/n%c3%a3o-abandone-o-chocolate-nutricionista-ensina-a-refaz%c3%aa-lo-turbinado-de-nutrientes/ar-AAqQsBK?li=AAgh2NH
Colaborador(a): Eunice Marques

 

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