Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / DICAS DE SAÚDE

SAIBA QUAIS OS CUIDADOS NECESSÁRIOS À SAÚDE DOS IDOSOS NO VERÃO
publicado em: 16/01/2019 por: Lou Micaldas

Geriatra explica os perigos do isolamento social e da desidratação em pessoas de mais idade

 O verão está à toda, com a temperatura chegando aos 40 graus em grande parte do Brasil. Um cenário ideal para as férias, mas que exige atenção redobrada com a saúde, especialmente a dos idosos. A combinação de calor excessivo e dias de folga longe de casa pode levar à desidratação e ao isolamento, colocando em risco o bem-estar dos mais velhos.

O número de idosos no Brasil cresceu 50% na última década, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Hoje, eles somam 26 milhões, representando 14,3% da população. Desses, 35% vivem sozinhos em suas casas, índice que triplicou nos últimos 20 anos.

A solidão prejudica a saúde física e mental, e nas faixas etárias mais avançadas, ela é ainda mais grave. Quem não se lembra da onda de calor que tomou a Europa no verão europeu de 2003, quando centenas de idosos foram encontrados mortos pelas autoridades de Paris? A maior parte deles estava sozinha em casa enquanto a família aproveitava as férias de verão bem longe da capital francesa.

Mas não é só: uma pesquisa da Universidade de Chicago, nos EUA, mostra que o isolamento aumenta o risco de morte em 14% entre aqueles com 60 anos ou mais. Outro estudo, da Universidade de Brigham Young, também nos EUA, constatou que a solidão faz tão mal à saúde quanto fumar 15 cigarros por dia ou ser alcoólatra.

Para a geriatra Silvia Lagrotta, é fundamental que o idoso esteja sempre acompanhado da família, e as viagens de férias são excelentes oportunidades para a socialização:

— Não importa a época do ano, os idosos devem estar sempre participando das atividades familiares. Eles tendem a passar mais tempo sozinhos, e o isolamento social é um fator determinante de adoecimento. No verão, as pessoas geralmente costumam ter mais momentos de lazer e as viagens são oportunidades de confraternização. Além da companhia, pessoas mais velhas precisam de orientação sobre como se comportar em relação a sua saúde nesse período, e ocasiões de diversão são boas chances dos idosos estarem acompanhados — alerta a especialista.

As férias não devem ser sinônimo de falta de rotina. Silvia, que faz parte da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, recomenda que o dia a dia dos idosos durante a estação mais quente seja semelhante ao que têm no restante do ano:

— Para os que têm idade avançada, o verão deve ser livre de excessos para evitar a desidratação. É importante dormir bem, ingerir mais líquido do que de costume, controlar o tempo de exposição ao sol e procurar ter uma rotina tranquila e descontraída. É indicado ainda aumentar o consumo de frutas com grande quantidade de água, como melancia, melão, laranja e pêssego, por exemplo. As horas vagas também podem ser preenchidas com atividades para se refrescar, como banho de piscina e um momento de sol pela manhã em áreas arborizadas — comenta a médica.

*Estagiária sob supervisão de Renata Izaal

Autor(a): Ana Beatriz Rohen*
Fonte: oglobo.globo.com/saber-viver/saiba-quais-os-cuidados-necessarios-saude-dos-idosos-no-verao-23371966
Colaborador(a): Neide Fonseca

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA