Logomarca Velhos Amigos
INTERAÇÃO / DROGAS, ETC

VOCÊ SABE O GOSTO DO TOMATE?

O céu estava escuro, apesar de ser apenas dezoito horas e quinze minutos. Chovia torrencialmente e Pedro debaixo de uma marquise, protegia-se do vasto temporal.

Autor: Gilberto Cyrillo Pinho da Costa

POR QUE O ÁLCOOL É CONSIDERADO UMA DROGA?

Beber atrai gente bonita e feliz. Esse é um conceito muito vendido pelas marcas de bebidas alcoólicas. O que nenhuma delas fala é que o álcool também é uma droga. Aliás, por ser socialmente aceita e até incentivada, muitas pessoas desconhecem ou mesmo ignoram este fato. Mas quando citamos isso, uma dúvida muito comum é: por que o álcool é considerado uma droga?

Autor: Marluce de Oliveira

O QUE ESTÁ POR TRÁS DO SURPREENDENTE AUMENTO NO NÚMERO DE MULHERES NA CRACOLÂNDIA

Enquanto no ano passado 119 usuárias teriam circulado diariamente pela região que concentrou durante anos uma feira de drogas a céu aberto, neste ano a estimativa é de 642 mulheres.

Autor: Laís Modelli - De São Paulo para a BBC Brasil

MESMO O CONSUMO MODERADO DE ÁLCOOL PODE PREJUDICAR O CÉREBRO, INDICA ESTUDO

Nível moderado - equivalente a quatro pints de cerveja forte ou cinco taças de vinho por semana - elevou risco de danos cerebrais.

CONSUMO DE BEBIDA ALCOÓLICA AUMENTA VONTADE DE COMER, DIZ ESTUDO1

Células neurais responsáveis por ativar a sensação de fome são estimuladas pelo álcool.

Autor: Redação MinhaVida

PROJETO LÚDICO PARA DISCUTIR DROGAS NAS ESCOLAS

Abordar a temática “drogas” em meio a complexidade da sociedade atual é um desafio. O ato de (re)pensar a abordagem do tema tem sido muito discutido pelo mundo, após mudanças sobre as leis de consumo, compra e venda em diversos países.

Enviado por: Reinaldo Alves

PROBLEMAS SOCIAIS DECORRENTES DO USO DO ÁLCOOL

O consumo de álcool está ligado a diversas consequências para o indivíduo que o consome, para aqueles que estão à sua volta e para a sociedade como um todo.

O STF E AS DROGAS

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, defendeu recentemente a legalização da maconha como forma de aliviar a crise do sistema penitenciário brasileiro. Segundo ele, a medida desmontaria o tráfico de drogas e, com isso, o número de condenados diminuiria. O ministro afirmou que, se a experiência desse certo com a maconha, seria o caso de legalizar também a cocaína.

Autor: Carlos Alberto Di Franco
Enviado por: Daniel Queiroz

AS DROGAS E AS VIOLÊNCIAS

No contexto atual do fenômeno das violências no país – especificamente ao tráfico de drogas -, os discursos de autoridade estão na contramão do que é fundamental: o Estado e a sociedade podem incorporar a evidência de que tanto o tráfico quanto o uso de drogas é um problema de todos nós, sem raridades ou exceções.

Autor: Arnaldo Eugênio (Sociólogo/Doutor Antropologia- PUC-SP) - profarnaldoeugenio@ibest.com.br

FUMAR UM MAÇO POR DIA CAUSA 150 MUTAÇÕES POR ANO EM CÉLULAS DO PULMÃO

Inúmeros estudos epidemiológicos já indicavam que o fumo causa 17 diferentes tipos de câncer, mas agora um grupo de cientistas demonstrou pela primeira vez, com base em um amplo estudo genético, como o cigarro desencadeia o desenvolvimento de tumores ao causar mudanças celulares nos tecidos expostos direta ou indiretamente à fumaça.

AÇÃO E EFEITOS DO ÁLCOOL

Quando se fala em dependência química, a preocupação maior é com as drogas ilícitas, cocaína, maconha, crack, ecstasy, entre tantas outras. No entanto, o grande inimigo está camuflado sob o manto do socialmente aceitável.

USO DE DROGAS: E O BRASIL JOGOU A TOALHA

O Brasil durante muitos anos, dos anos setenta aos anos noventa, tentou levar a cabo um programa de combate ao uso de drogas por parte de sua população, semelhante àquele dos Estados Unidos.

Autor: Douglas J. La Femina – Psicólogo e Mestre em Psicologia

AJUDA TAMBÉM ON-LINE PARA DEPENDENTES QUÍMICOS E SEUS PARENTES

Psiquiatra usa a internet como mais uma alternativa para auxiliar no combate as drogas.

Autor: Maíra Rubim
Enviado por: Valeria Lopes

CRACK: PESQUISA DA FIOCRUZ COMPROVA...

Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz sobre o perfil dos usuários de crack no Brasil, traz dados que comprovam que as propostas constantes no projeto de lei que tramita no Senado Federal (PLC 37/2013) e que modifica atual Lei de Drogas (11.343), não têm embasamento científico e não correspondem à realidade brasileira.

Autor: Autor: Mauricio Sacramento

A IMPORTÂNCIA DAS DROGAS NO MUNDO ATUAL

No mundo em que vivemos, fumar, beber, usar anabolizantes e experimentar drogas faz parte da realidade da maioria dos jovens das grandes metrópoles e até das pequenas cidades do interior.

Autor: Douglas J. La Femina
Enviado por: Claudia Bezerra

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA