Logomarca Velhos Amigos
INTERAÇÃO / E AÍ, BICHO?

AMASSAR PÃO OU AFOFAR: POR QUE OS GATOS FAZEM ISSO?
publicado em: 07/10/2019 por: Lou Micaldas

Os gatos têm certos comportamentos únicos da espécie, que geralmente são sutis. Portanto, para identificar sinais de carinho que seu gato te dá, é necessário prestar atenção em todas as suas manias – diferente do cão, que se expressa de forma mais explícita.

Quem é pai ou mãe de gato sabe o que é estar deitado na cama e, de repente, seu pet subir em cima de você afofando o cobertor e ronronando. Mas por que eles fazem isso?

Amassar pão ou afofar: por que os gatos fazem isso?
Os gatos podem afofar ou amassar pão por algumas razões. Confira:

Lembranças de filhotes: o movimento é o mesmo que fazem os filhotes enquanto mamam. Alguns gatos ainda chegam a “mamar” a coberta quando amassam pãozinho. O fato de, quando novinhos, receberem leite enquanto amassam pão traz a sensação de conforto, que é a lembrança que levam para a fase adulta. Ou seja, eles só afofam em momentos de tranquilidade e segurança, como quando filhotes.

Ativação de glândulas na região: há também a teoria de que, no momento de “tocar pianinho”, algumas glândulas são ativadas para secretar odor na região afofada e assim demarcar o local. Algo como “esse colo aqui é meu!”.

Cama fofinha: outra teoria é a de que esse comportamento (assim como a maioria deles) deriva do instinto selvagem de afofar o local onde vão dormir antes de deitar, o que, na vida selvagem, seria uma pilha com elementos naturais, como folhas. Se deparar com um colo ou uma coberta fofinha é um prato cheio para arrumar do jeitinho que eles querem!

De qualquer forma, nas três situações citadas, o gato está em plena calma e confiança e geralmente até ronronam. É uma troca de carinho, já que adoramos quando nosso gatinho nos demonstra amor!

Agora, caso as garras do gato cheguem a machucar quando ele amassa pãozinho no seu colo, lembre-se de mantê-las sempre cortadas, para evitar que haja conflito na cabeça do gatinho neste momento de harmonia e ninguém brigue com ele porque doeu!

Gatos são animais apaixonantes e sempre que descobrimos o motivo de cada comportamento exclusivo deles, se tornam mais especiais ainda! Eles possuem formas sutis de demonstrar carinho pelos seus humanos e mostrar que se sentem seguros com você. Portanto, na hora de amassar pãozinho, não o interrompa e fique feliz pela forma dele de mostrar que adora a vida que ele tem ao seu lado!

Fonte: Pet Love
Colaborador(a): Samara Barbosa

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA