Logomarca Velhos Amigos
INTERAÇÃO / E AÍ, BICHO?

DICAS PARA O BEM-ESTAR, SAÚDE E FELICIDADE DO SEU CACHORRO
publicado em: 16/02/2018 por: Lou Micaldas

Embora muitos de nós pensemos que sabemos tudo sobre nossos amados cães, há alguns erros que cometemos sem ao menos saber, seja na forma de interagir, ou de dar a eles o que querem quando pedem. Por isso, fizemos uma lista definitiva sobre o que os cães amam e querem de nós, seres humanos, e o que devemos evitar.

1. Acaricie, mas não abrace

Dicas para que o seu cachorro seja o mais feliz do mundo
Ao contrário da crença popular, os cães realmente não gostam de ser abraçados. Isso não quer dizer que eles não amem outras formas de afeição física – você pode passar a mão em todo o seu corpo e acariciar as orelhas, mas o abraço faz com que eles fiquem ansiosos, segundo um polêmico estudo publicado no site Psychology Today.

2. Roupas sujas e malcheirosas

Você sabia que o cachorro adora o cheiro dos donos? É por isso que eles adoram colocar o focinho no cesto de roupa suja e arrastar até mesmo roupas íntimas, geralmente para a sala de estar... e na frente dos convidados. Por isso, vez ou outra, deixe uma roupa suja e com suor para o seu animal sentir o cheiro, e depois lave, claro. Se você vai viajar e precisa deixá-lo na casa de alguém ou um canil, inclua uma roupa suja sua para que não fiquem ansiosos.

3. Eles gostam de ser seus próprios utensílios

Embora eles possam amar suas coisas por causa do aroma delas, eles também adoram ter suas próprias coisas. Isso inclui itens como tigela de alimentos, a caminha e especialmente seus próprios brinquedos. Se o seu amigo de quatro patas anda mexendo nos seus sapatos, pode ser um indicativo que ele quer mais brinquedos ou mais atenção.

4. Quebra-cabeças desafiantes

Dicas para que o seu cachorro seja o mais feliz do mundo
Os cães adoram desafios e estímulos mentais. Então, se você quer escolher algo novo para ele, por que não considerar um quebra-cabeças? Existem algumas opções que podem ser encontradas em pet shops, ou até mesmo outros brinquedos semelhantes. E é sempre bom recompensar o animal quando ele conseguir realizar o desafio.

5. Deixe-os ao natural

As roupas para cães são uma gracinha, mas, antes de vestir o seu animal, pense duas vezes. Embora a maioria aceite que sejam vestidos, nem todos precisam disso. A grande exceção é quando está realmente frio e o seu cachorro tem pelo curto. Alguns são mais sensíveis a baixas temperaturas e até tremem, então precisam de roupinhas, mas o corpo do cão se adapta às mudanças de clima.

6. Fricção no peito em vez da barriga

Você só deve esfregar a barriga de um cão se for seu próprio ou se o animal lhe é familiar. Os cães rolam o corpo para mostrar submissão, o que pode ser um indicativo de insegurança e medo, por isso, não é um bom momento para acariciar a barriga. Eles gostam de carinho no peito.

7. Uma soneca pacífica em um local calmo

Dicas para que o seu cachorro seja o mais feliz do mundo
Os cães têm uma boa adaptabilidade para dormir. Mesmo em lugares com mais ruídos, eles conseguem adormecer, mas isso não significa que gostem disso o tempo todo. Assim como nós, eles também precisam de um cantinho sossegado. Por isso, deixe a caminha do animal em um local onde ele não seja infortunado para tirar suas sonecas com mais conforto.

8. Explorando a área com o faro

O olfato canino é extremamente apurado, e eles exploram o mundo atráves de seus focinho. Por isso, se você mudar de casa, bairro, cidade, passeie bastante com o animal para que ele conheça o novo território. E dê tempo a ele para cheirar tudo, evite puxar a coleira do coitadinho.

9. Você é o líder

Os cães normalmente não são líderes e parecem não se preocupar muito com isso. Eles veem em seus donos a estrutura que de fato precisam. Por isso, é muito bom estabelecer regras, mas sempre dar um retorno amoroso quando se comportam bem, e assim você evita problemas de comportamento, pois alguns animais podem ficar mal educados e teimosos.

10. Tente ficar na rotina

Dicas para que o seu cachorro seja o mais feliz do mundo
Os cães vivem melhor quando os dias têm rotinas estruturadas, e pode ser difícil para eles se ajustar a mudanças de cronograma, mesmo quando se trata de transição de um dia de semana para o fim de semana. As interrupções na rotina de um cão podem levá-lo a ter comportamentos destrutivos, como morder as coisas da casa, fazer buracos ou mexer em tudo. É por isso que eles precisam de alimentação e exercício na mesma hora do dia, todos os dias.

11. Sem beijos, por favor!

Quando você aproxima o rosto do seu cão e ele te lambe, não significa que ele queira um beijo em troca. Cães de fato detestam beijos, pois acham que isso é intimidante, e alguns podem até ficar agressivos com isso.

12. Amenize o tom de voz

Os cães não conseguem entender palavras reais, mas eles definitivamente podem entender o tom de voz e algumas expressões. É por isso que gritar com o seu animal não vai fazer com que eles te entendam melhor. Na verdade, pode deixá-los mais tristes e podem até latir em resposta, por achar que você está fazendo uma espécie de ‘jogo de vozes’ com eles.

13. Mantenha a alimentação

Dicas para que o seu cachorro seja o mais feliz do mundo
Embora você possa pensar que está fazendo uma coisa boa mudando a comida do seu cachorro regularmente, na verdade não está. Ao contrário dos humanos, cães não gostam de variedade em seus alimentos, então procure algo que eles gostem e mantenha o alimento. Você sempre pode surpreendê-los com um deleite vez ou outra, se quiser.

14. Evite deixá-los sozinhos com estranhos

É claro que queremos nos aproximar de cães de amigos e familiares, mas há uma forma de fazer isso. Se você visitar alguém que tenha um cão e quer socializar com o animal, ajoelhe-se no nível dele para então ver o que querem, e estenda a mão para eles. Se o animal se aproximar, você pode acariciar o queixo levemente, e não a cabeça. Se não se aproximarem, não insista. Isso mostra que querem ficar sozinhos. 

15. Tenha regras bem claras

Os cães gostam de saber o que se espera deles e o que eles podem esperar de você, então é por isso que as regras da casa devem ser muito claras, pois regras mistas podem confundi-los. Por exemplo, se você não quer que eles pulem em determinadas situações, não os acaricie, para então verem que não é para fazer aquilo em tal momento.

16. Evite mexer na cabeça deles

Dicas para que o seu cachorro seja o mais feliz do mundo
Outro mito sobre cães é que eles gostam de ser acariciados na cabeça. Alguns podem até tolerar, mas até mesmo o cão mais amável vai se afastar em algum momento. Eles se sentem mais confortáveis se você acariciar as costas.

17. Um olhar amoroso

Os cães adoram atenção, mas evite olhá-los em excesso, pois isso os deixa desconfortáveis e pressionados. Dê a eles todo o amor que merecem e olhem amorosamente para eles, mas não por muito tempo, principalmente olhos nos olhos.

18. Novos amigos (à distância)

Conhecer novos amigos, humanos e caninos, pode ser extremamente emocionante para um cachorro, mas precisa ser feito do jeito certo. Eles veem sua casa como seu território, então precisam de tempo para se acostumar com novos indivíduos, humanos ou cães. As apresentações lentas e calmas em locais neutros funcionam melhor.

19. Seja feliz e o animal também será

Dicas para que o seu cachorro seja o mais feliz do mundo
Acima de tudo, sua felicidade é importante para o seu cachorro, pois eles são muito sensíveis às suas emoções. Eles consegue ler as nossas emoções muito bem, por isso, se você teve um dia ruim, seja amável com o animalzinho, pois ele não tem culpa. Ame-o sempre, mesmo em momentos difíceis.

Fonte: http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=11073
Colaborador(a): Zeca Pizzolato

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA