Logomarca Velhos Amigos
INTERAÇÃO / E AÍ, BICHO?

Um gatinho macho passou por um cirurgia para a remoção do pênis e agora faz xixi como uma fêmea. O motivo da cirurgia tão radical e incomum, que aconteceu no condado de Cheshire, na Inglaterra, foi um cálculo renal que bloqueava a passagem da urina pela uretra, ligação entre a bexiga e o pênis.

Segundo a Dra. Sarah Bruce, veterinária que comandou a operação, o procedimento chamado de uretrostomia perineal, é "um pouco parecido com a redesignação de gênero". A dona do gato, Zoe Philpott, afirmou que, apesar disso, ela ainda continuará chamando o gato pelos pronomes masculinos.

O procedimento pelo qual o gatinho Piglet passou reconecta a uretra a uma nova abertura na pele, altura do períneo, região entre os órgãos genitais e o ânus, para que a urina possa ser excretada sem passar pela uretra bloqueada. O novo orifício também será utilizado como meio de saída da ejaculação do bichano.

— A cirurgia envolveu tornar a anatomia mais feminina, então agora ele urina como uma menina. No geral, é um caso execpional, mas que teve um resultado positivo. Quando Piglet chegou, ele tinha um cálculo alojado no final do pênis (na uretra). Nós poderíamos ter sacrificado ele ou realizar uma cirurgia radical para remover o pênis, onde a pedra estava presa, porque não conseguimos eliminá-la das outras formas — contou Dra. Bruce, que só havia realizado o procedimento uma vez antes de Piglet.

A dona de do gato, Zoe Philpott, disse que não se arrepende de ter autorizado a cirurgia em seu animal, que estava ficando debilitado devido ao cálculo.

— Dra. Sarah disse que um cálculo estava causando o bloqueio e eles não conseguiram remover. O pênis dele estava inchado e ela me pediu para considerar uma operação radical para remover tudo junto. Piglet estava muito debilitado e foi horrível vê-lo sofrendo.

A veterinária aproveitou o caso inusitado para levantar um alerta aos donos de gato.

— Eu acho que vale a pena fazer uma conscientização sobre problemas de cálculo renal porque é muito comum em gatos machos. Eu alertaria os donos para levá-los correndo ao veterinário se eles apresentarem problemas para urinar, como a senhorita Philpott fez neste caso, porque pode acarretar em problemas mais graves.

Fonte: extra.globo.com/noticias/page-not-found/gato-passa-por-cirurgia-de-mudanca-de-sexo-por-causa-de-calculo-renal-23603397.html
Colaborador(a): Vanda Moreira

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA