Logomarca Velhos Amigos
INTERAÇÃO / E AÍ, BICHO?

GATO X ÁGUA SANITÁRIA - PRAZER QUE PODE SER FATAL!
publicado em: 17/08/2017 por: Lou Micaldas

Outro dia me chamou a atenção uma postagem da Daniele Barros , que escreve o Blog MANUAL DOS GATOS, sobre as alterações no comportamento do gato causada pelo cheiro da água sanitária, alterações essas muito similares ao efeito do Catnip (a erva do gato). Ela explica que ainda não há uma resposta exata do que leva o animal a rolar e se esfregar em panos, chão ou qualquer lugar que tenha o odor da água sanitária.

Segundo ela " há estudos que mostram que pelo menos um dos componentes químicos da água sanitária, a lixivia – um composto baseado no hipoclorito de sódio -, assim como outros produtos à base de cloro, desperta um efeito similar ao do catnip – uma planta que tem, entre suas propriedades, substâncias que deixam os felinos felizes. Como a parte do cérebro do gato responsável por identificar cheiros é muito mais elaborada do que a humana, o felino consegue perceber aromas “invisíveis” que são desprendidos de produtos e podem desencadear um efeito hormonal no corpo dele. Esse é o caso da água sanitária, que por ter partículas voláteis, acaba sendo percebido por alguns gatos que reagem ao estímulo recebido."

Veja como alguns leitores da Daniela descrevem a reação do seu animal após passarem pano com Água Sanitária no chão da casa:

"Em casa é uma maratona limpar a casa, são 9 gatos rolando no chão e tentando pegar o rodo kkk"

"O meu gato fica completamente taradinho.... mesmo castrado kkkk."

"Nossa, minha Nina começa a rolar no chão e se esfregar nos objetos próximos, eu achava que era pelo fato de não sentir mais seu cheiro no local."

Mas apesar de aparentemente inofensiva nesses casos relatados, a verdade é que a Água Sanitária é responsável por inúmeras emergências veterinárias, internações e até mesmo a morte destes animais.

Eu mesma tive minha cachorrinha internada por 3 dias depois que a diarista passou pano com Água Sanitária no mesmo ambiente que ela se encontrava e a deixou com janelas fechadas. Isso ocorreu apesar de eu já ter explicado que deveria retirar o animal do ambiente e tirar todo o excesso passando outro pano com água no chão. Aboli a água sanitária!

RISCOS:
A água sanitária, que contém hipoclorito de sódio, mesmo em baixa concentração, ela libera o gás cloro, capaz de provocar irritação das vias aéreas, lacrimejamento e dores de cabeça, e de piorar um quadro respiratório já existente. "Em locais fechados e com pouca ventilação, a inalação deste produto pode provocar intoxicação. Durante o uso, é fundamental ter ar circulando, mesmo que ele venha de um ventilador", é o que recomenda o médico Marcelo Vinicius Pereira Veloso, do Serviço de Toxicologia de Minas Gerais. (estilo.uol.com.br)

Quando ingerida, ela pode causar insuficiência respiratória, lesões na mucosa do esôfago e no estômago, parada cardiorrespiratória e até morte. O que quase ninguém sabe é que basta inalar o produto repetidamente para se intoxicar. Se você imaginar a que altura do chão ficam as sensíveis narinas do cão e do gato....é melhor não facilitar.

A recomendação é se utilizar de desinfetantes específicos para uso veterinário, comprados em pet shop, agro veterinárias e em supermercados.

Com ação bactericida, fungicida e viricida, esses desinfetantes eliminam o mau cheiro das fezes e urina dos bichos e são seguros à saúde dos animais e dos seres humanos. “Estes produtos possuem um preço um pouco mais elevado, mas rendem bastante se diluídos em água, valendo o investimento”, o Herbalvet, Sanol, etc... são alguns dos exemplos. O vinagre de álcool pelas suas propriedades também pode ser uma boa opção.

Fonte: https://dicaspeludas.blogspot.com.br/2016/06/gato-agua-sanitaria-prazer-que-pode-ser.html
Colaborador(a): Ana Beatriz

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA