Logomarca Velhos Amigos
INTERAÇÃO / E AÍ, BICHO?

MÚSICO TOCANDO PIANO PARA UMA ELEFANTA CEGA
publicado em: 22/07/2019 por: Lou Micaldas

No santuário ElephantsWorld, na Tailândia, um músico inglês registrou o momento em que ele toca piano para Lam Duan, uma elefanta cega de 62 anos. A reação do paquiderme é incrível de se ver.

Lam Duan é uma elefanta única. Com 62 anos, ela está longe de ter tido uma vida fácil. Depois de passar vinte anos transportando troncos de madeira, ela serviu como transporte de turistas por mais dez anos, antes de poder curtir uma aposentadoria bem merecida. Foi mantida por 30 anos por um casal, até que eles finalmente resolveram colocá-la em um santuário na Tailândia.

Localizado na província de Kanchanaburi, o ElephantsWorld cuida de elefantes velhos ou doentes que os homens não querem mais, oferecendo-lhes um lugar calmo e tranquilo para passar o resto de seus dias. Lam Duan, cujo nome significa árvore de flores amarelas, é a mais antiga e é cega dos dois olhos, uma enfermidade que ela já tinha quando chegou ao centro em 2012.

Mas, embora a fêmea não possa ver, ela ainda escuta perfeitamente. E Paul Barton, um músico inglês que mora na Tailândia há vinte anos, sabe bem disso. Ele costuma visitar os paquidermes e se sentar ao piano, que fica em uma clareira, e tocar clássicos da música clássica. Bach, Beethoven, Chopin, e mais do repertório.

Elefantes movidos pela música

"Quando você toca música clássica para um elefante, algo bonito e suave, algo atemporal, a reação é indescritível. Ainda mais quando se trata de um elefante cego e que nunca tinha ouvido música antes", contou o músico ao site Yourstory.com. Como prova de suas palavras, o músico se filmou várias vezes na companhia dos elefantes.

Como mostra em um dos vídeos postado no Youtube, a reação de Lam Duan quando Paul Barton toca diferentes trechos é muito emocionante. A fêmea bate as orelhas, balança a cabeça e se move como se perdida na música. E, se acreditarmos no músico, outros comportamentos ainda mais surpreendentes puderam ser observados.
Leia também
Esse bebê elefante quer impressionar os turistas, mas... ele é fofo demais!

"Um elefante, quando come, é imparável. Ele devora tudo, como se tivesse certeza que não vai comer de novo. Uma bela manhã, eu preparava o piano e Plara, uma fêmea, devorava folhas de uma árvore. Comecei a tocar um trecho de Beethoven e ela parou. Isso nunca foi visto, um elefante parar de comer por causa da música", descreveu o inglês de 57 anos.

Um músico cuja motivação é bem simples: "O elefante foi usado nas guerras, para destruir sua própria floresta. O que eu posso fazer para dizer que sinto muito e que foram meus companheiros que fizeram isso tudo? Se eu posso trazer um pouco de piano e tocar um pouco de música para os elefantes no café da manhã, e eles gostam disso, não é nada demais, mas já é alguma coisa", conclui. De acordo com as imagens, os elefantes gostam do cuidado.

Fonte: https://www.ohmymag.com.br/elefante/musico-resolve-tocar-piano-para-um-elefante-cego-na-tailandia-e-emociona_art6225.html
Colaborador(a): Maria Regina Câmara

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA