Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / FIQUE POR DENTRO

CONFIRA DEZ DICAS PARA AS COMPRAS DE NATAL
publicado em: 03/12/2018 por: Lou Micaldas

Especialistas dão orientações para não gastar mais do que se deve e nem cair em armadilhas

1- Faça uma lista detalhada de tudo daquilo que pretende comprar e de quem deseja presentear, considerando principalmente o quanto pretende gastar com cada item. Esse levantamento ajudará a evitar compras por impulso.

2- Se precisar se endividar, não compre. Lembre-se que parcelamento também é uma forma de dívida. Se for inevitável, tenha certeza de que caberá no orçamento dos próximos meses e procure fazer um número pequeno de parcelas.

3- Pesquise várias lojas e sites para ter certeza que está adquirindo o produto melhor preço e que os descontos oferecidos são reais.

4- Ao se deparar com falsos descontos ou propagandas enganosas denuncie ao Procon.

5- Aproveite a internet como um importante meio de pesquisa, mas cuidado, só acesse e compre em sites confiáveis, crimes digitais são cada vez mais comuns. Confira a lista de site não recomendáveis do Procon-SP.

6- Uma das estratégias para fazer boas compras é ir à rua com roupas confortáveis e bem alimentado. Isso evitará que deseje comprar rapidamente apenas para acabar com o “martírio”, perdendo assim oportunidades de encontrar o menor preço.

7- Se estiver em situação financeira problemática, uma dica é priorizar as crianças. Será mais fácil explicar para os adultos e jovens o motivo de não receberem presentes.

8- Lembre-se: não é porque comprou algo mais barato que esse produto pode apresentar defeito ou uma durabilidade a quem do esperado. Se tiver problemas com produtos observe,atentamente, os prazos previstos no Código de Defesa do Consumidor.A reparação de defeitos aparentes e de fácil constatação é de 30 dias, caso o produto ou serviço adquirido seja tido como não durável, e de 90 dias no caso de durável. Já quanto aos vícios ocultos, os prazos são os mesmos e têm início a partir do momento que ficar evidenciado o defeito do produto ou serviço.

9 - Comprou pela internet, por catálogo ou por telefone? O Código de Defesa do Consumidor permite, em seu artigo 49, que o consumidor que fez compras à distância cancele o negócio em até 7 dias. Não é necessário justificar o cancelamento e este não pode ter qualquer custo para o consumidor.

10- Em caso de cobranças indenvida, o consumidor tem direito à devolução do valor em dobro.

Fonte: oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/confira-dez-dicas-para-as-compras-de-natal-23276832

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA