Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / FIQUE POR DENTRO

De 2016 para o ano passado, fatia da população com mais de 60 anos que utilizava a rede cresceu 25,9%

A parcela da população de idosos que usavam a internet cresceu 25,9% de 2016 para 2017, aponta o recorte de Tecnologia da Comunicação e Informação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do IBGE, divulgada nesta quinta-feira. Todas as faixas etárias pesquisadas avançaram, contudo, foi entre as pessoas com mais de 60 anos que o crescimento foi maior.

Em 2016, 24,7% desta população usavam a internet, e passaram a ser 31,1% no ano passado. Adriana Beringuy, responsável pela pesquisa, ressalta que isso representa um aumento de 2,3 milhões de usuários nesse grupo, enquanto essa faixa etária ganhou 1 milhão de pessoas no mesmo período.

 A pesquisadora do IBGE explica que esse crescimento já vinha sendo visto e é facilitado pela baixa base de comparação:

— É um grupo de menor uso da internet, ele tem um espaço muito grande para crescer — afirma. — Eu acabo tendo percentuais muito elevados porque eu estou partindo de uma base que ainda tem uma utilização pequena, então o espaço de crescimento acaba sendo maior.

A faixa etária mais presente na rede, de acordo com o IBGE é de 20 a 24 anos, com 88,4%.

O conceito de usuário de internet é a pessoa que acessou a rede alguma vez nos últimos três meses em qualquer meio e em qualquer local. Ou seja, pode ter sido pelo celular, computador, tablet ou outro dispositivo, em casa, no trabalho, na escola etc.

O IBGE identificou, ainda, 4,2 milhões de domicílios considerados “vulneráveis”, que são aqueles que não tinham televisão com conversor para receber sinal digital de TV aberta, nem recebiam sinal de antena parabólica e também não tinham serviço de televisão por assinatura.

O número, que representa 6,2% dos lares, recuou em relação a 2016, quando eram 6,9 milhões de domicílios nesta situação. O indicador é importante por representar as famílias que ficariam sem qualquer acesso à televisão caso o sinal analógico fosse desligado nessa localidade. A TV analógica vem sendo desativada aos poucos em todo o país.

Autor(a): Alyne Bittencourt
Fonte: oglobo.globo.com/economia/idosos-sao-grupo-que-mais-cresce-entre-os-usuarios-de-internet-aponta-pnad-2017-23316773
Colaborador(a): Raimunda Muniz

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA