Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / FIQUE POR DENTRO

OAB-SP LANÇA CAMPANHA: PARE DE DIRIGIR TECLANDO
publicado em: 11/10/2018 por: Lou Micaldas

Ação é de suma importância para conscientizar o cidadão a não utilizar celular enquanto dirige no trânsito

Em dezembro de 2017, escrevi e publiquei que a criação da Comissão do Advogado Motociclista reafirmava a OAB, como entidade civil,  na vanguarda pelos direitos da sociedade.

Não há hoje veículo a motor que se compare com a motocicleta, dado seu baixo valor de aquisição e manutenção, baixo consumo de combustível que colabora com o meio ambiente, além de poluir menos que qualquer automóvel 100% à combustão por atender às rígidas normas ambientais como PROMOT IV, dado sua facilidade de mobilidade e por ocupar pouco espaço público, além da facilidade de estacionamento. 

A motocicleta democratizou o meio de transporte no Brasil, já afirmava isso há anos e hoje, depois de 7.500km realizando ações de segurança no Estado de Rondônia, afirmo veemente: não só democratizou, mas deu dignidade de locomoção a qualquer pai ou mãe de família que não pode contar com transporte público ou com o Poder Público local.

Por ser uma entidade da sociedade civil multidisciplinar, a Seção São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil que frequentemente promove campanhas voltadas à construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Lançou, em sua sede, no último sábado, 06 de outubro, a campanha Pare de Dirigir Teclando – Segurança no Trânsito. 

Não há qualquer diferença em dirigir embriagado ou utilizando o celular e pior, já é a terceira causa de morte no trânsito, motivo pelo qual entendo que deva ser criminalizado em caso de acidente com lesão corporal ou morte. Click aqui para ler.

A campanha vem para tentar mudar esse condicionamento que, na minha opinião, se tornou uma doença, talvez tratado com psiquiatria.

A ação é um meio de colaborar com a solução do problema, uma vez que a infração de trânsito é difícil de aplicar, porque não é possível o uso de equipamentos automatizados”, avaliou Antonio Carlos Duarte Moreira, presidente da Comissão do Advogado Motociclista da OAB SP. “Recentemente, a Organização Mundial de Saúde passou a considerar o celular um fator de risco ao volante. Essa campanha vem ao encontro do esforço da prefeitura em diminuir os acidentes na capital”, explicou Carolina Cominotti, assessora técnica da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.

O vice-presidente da OAB SP,  Fábio Romeu Canton Filho, ressaltou que “a Ordem sempre organiza campanhas de cidadania para auxiliar a sociedade. As nossas bandeiras e ideais são materializados por meio das ações de nossos membros do Conselho e das Comissões temáticas, pensando no bem comum”.

A mesa de trabalhos para a solenidade de lançamento da campanha contou com a participação de Tallulah Kobayashi de Andrade Carvalho, conselheira secional; Rosa Ramos, conselheira secional; Aparecido Inácio Ferrari de Medeiros, presidente da Comissão de Estudos da Mobilidade Ciclística; Wudson Menezes Ribeiro, conselheiro Secional; Cláudio Moreira do Nascimento, vice-presidente da Comissão do Advogado Motociclista; Ana Maria Ribeiro Pereira da Silva, presidente da Subseção de Jacareí; e o 1º tenente PM Henrique de Oliveira e Silva, do 2º Batalhão de Choque – ROCAM.

Autor(a): Redação R7
Fonte: noticias.r7.com/prisma/moto-seguranca-e-transito/oabsp-lanca-campanha-pare-de-dirigir-teclando-11102018
Colaborador(a): Ricardo Pereira de Sá

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA