Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / FIQUE POR DENTRO

PLANOS DE SAÚDE: NOVAS TERAPIAS INCLUSAS NO SERVIÇO OBRIGATÓRIO
publicado em: 08/01/2018 por: Lou Micaldas

Todos os clientes de Planos de Saúde, a partir de 1999, têm direito à cobertura definida no rol da ANS. Esse rol de procedimentos, em 2018,  traz 18 novos medicamentos ou tratamentos contando, também, com a ampliação de cobertura de outros sete procedimentos.

As operadoras de Planos de Saúde que se negarem a autorizar os procedimentos serão penalizadas a multa de R$80 mil por episódio de descumprimento.

Oncologia foi a área com maior número de novas coberturas. Oito novos medicamentos orais contra seis tipos de câncer: pulmão, melanoma, próstata, mielofibrose, leucemia e tumores neuroendócrinos (esse último tipo de câncer dará ao paciente direito à cobertura do exame PET-CT).

Outra notícia boa do novo rol é a inclusão do natalizumabe. É o primeiro medicamento  para esclerose múltipla a ser oferecido pelos Planos de Saúde.

“Esclerose múltipla é uma doença progressiva que vai afetando músculos e algumas capacidades do paciente. Esse medicamento (natalizumabe) retarda a progressão da doença e melhora a qualidade de vida do paciente” . (Karla Coelho, diretora de Normas e Habilitação de Produtos da ANS) .

Até 02 de janeiro de 2018, quem necessitasse do medicamento era obrigado a entrar na Justiça contra a operadora ou buscar o Sistema Único de Saúde (SUS) onde a droga já era oferecida.

Abaixo, enlencamos as novas inclusões:

CÂNCER
O novo rol de procedimentos passa a incluir oito medicamentos orais para tratamento de tumores. São cobertos agora medicamentos para pulmão, melanoma, próstata, neuroendócrinos, mielofibrose e leucemia (afatinibe, crisotinibe, dabrafenibe, enzalutamida , everolimo, ruxolitinibe, ibrutinibe e tramatinibe) . Exame PET-CT para diagnóstico de tumores neuroendócrinos.

ESCLEROSE MÚLTIPLA
Medicamento imunobiológico natalizumabe.

OLHOS
Quimioterapia com antianglogênico e tomografia de coerência óptica para tratamento de edema macular secundário, retinopatia diabética, oclusão de veia central da retina e oclusão de ramo de veia central da retina. Radiação para tratamento do ceratocone.

SAÚDE DA MULHER
Cirurgia laparoscopia para: tratamento de câncer de ovário (debulking), restaurar o suporte pélvico (prolapso de cúpula vaginal), desobstrução das tubas uterinas, restaurar a permeabilidade das tubas uterinas.

PARA CRIANÇAS             
Endoscopia para tratamento de refluxo vesicoureteral, doença relacionada a infecções urinárias. Terapia imunoprofilática contra o vírus sincicial respiratório (palivizumabe).

Para você saber se o procedimento requisitado está contido no rol da ANS, consulte o site: www.ans.gov.br. No mesmo endereço são encontradas demais informações sobre carência e prazos máximos de atendimento.

Em caso de descumprimento de rol, entrar em contato com a ANS  fazendo a reclamação pelo Disque ANS : 0800-7019656 – atendimento telefônico gratuito e disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas (exceto feriados) .

Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA