Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / FIQUE POR DENTRO

Mudança aumenta o número de pessoas com direito à gratuidade em ônibus e outros direitos

O prefeito Marcelo Crivella sancionou nesta segunda uma lei que reduz de 65 para 60 anos a idade do idoso na cidade do Rio. Com a mudança, mais pessoas passam a ter direito a benefícios como a gratuidade em ônibus municipais; meia-entrada em cinemas, teatros e museus; prioridade nos atendimentos; e isenção em taxas.

Desde março de 2018, a idade do idoso a nível estadual já era de 60 anos, graças a um projeto aprovado na Alerj. Com isso, direitos como o passe livre no transporte intermunicipal e a prioridade de atendimento em órgãos públicos e supermercados passaram a estar disponíveis para um maior número de cidadãos.

Já a lei 782/2018, sancionada nesta segunda, vale para concessões e regras da cidade do Rio de Janeiro. Ela é de autoria do vereador Eliseu Kessler (PSD). O parlamentar apontou a inclusão social do idoso como um dos motivos para adoção da medida.

- O idoso sem autonomia é rapidamente excluído do trabalho, das funções de aquisição de produção, manutenção e transmissão de conhecimentos. Sendo assim, não será difícil de prever que, nestas circunstâncias, ele tende ao isolamento e ao isolar-se assuma cada vez mais uma situação de dependência - disse Kessler.

Fonte: oglobo.globo.com/rio/prefeitura-reduz-idade-do-idoso-de-65-para-60-anos-amplia-acesso-beneficios-23351969

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA