Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / FIQUE POR DENTRO

Guarda Municipal de Jundiaí, que colabora com informações para o nosso site, divulgou quais são os golpes mais usados por bandidos para roubar ou extorquir dinheiro de idosos.

Fique atento e não caia nestas tentativas de golpe!

1. Seqüestro Falso: Alguém liga chorando desesperadamente e gritando por ajuda dizendo ser filho ou filha da pessoa que atende o telefone. Ou uma pessoa dizendo que tem uma pessoa da família como refém e exige dinheiro (querendo que seja depositado em uma conta bancária).

–> Não atenda essas exigências, por mais violentas que sejam as ameaças. Tente fazer contato com a pessoa que o delinquente diz ter sido sequestrada. Peça ajuda à família ou amigos para isso. Comunique a polícia imediatamente, ainda que o criminoso exija que não o faça.

2. Serviço Falso: Uma pessoa se apresenta na porta da casa dizendo ser funcionário de uma empresa prestadora de serviços. Pode ser de luz, água, telefone, TV a cabo, gás ou outra. Avisa que está fazendo vistorias ou serviços gratuitos, para reduzir a conta ou melhorar a segurança. Muitas vezes usam algum tipo de documento falso como crachá ou identidade funcional falsa.

–> Nunca aceite serviços que não pediu, ainda que sejam gratuítos.
Bilhete Premiado Falso: Alguém aborda a vítima afirmando ter um bilhete de loteria premiado. Pede para trocar este bilhete por qualquer dinheiro que ela tenha consigo.

–> Para evitar isso sugerimos permanecer caminhando firme, sem parar para falar com essas pessoas. Jamais aceite este tipo de oferta ou outras de pessoas que lhe abordam na rua e oferecem “chances únicas” ou “oportunidades maravilhosas”. Recuse tal oferta de forma educada mas firme e siga seu caminho, não dando outras oportunidades de conversa para esta pessoa. Se ela insistir, entre numa loja ou banca de revistas e peça ajuda de quem esteja ali. Isto costuma afastar tais presenças indesejáveis.

4. Golpes envolvendo a previdência ou empréstimos: geralmente são golpes mais sofisticados. Pessoas contam histórias muito tristes cuja solução está relacionada a apresentar um responsável ou avalista. Para isso, pedem todos os dados pessoais como número de RG, CPF, etc. Usam estes dados para tomar empréstimos em nome dos idosos ou sacar dinheiro da previdência.

–> Nunca entregue documentos importantes ou cartões de benefícios para pessoas em quem não tenha confiança absoluta. Nunca assine documentos sem lê-los.
5. Golpes da Bolsa: pessoas transportando conteúdos ilegais (drogas, contra-bando, produtos piratas, etc), pedem para o idoso “tomar conta” da bolsa por um momento. Normalmente, é o tempo de se esconder da polícia. Porém, se esta pessoa sentir-se ameaçada, pode denunciar o idoso. Este, se for pego em flagrante com os produtos ilegais, pode ser preso.

–> Jamais aceite ofertas de levar bolsas, pacotes, sacolas volumes de qualquer natureza, sem saber o seu conteúdo. Pois será responsável pelo que ela contém se for abordado por alguma autoridade pública, pode ser drogas ou outro produto proibido.

Proteja seus familiares e amigos! Compartilhe nosso texto!

Fonte: idosos.com.br/proteja-se-dos-golpes-idosos/
Colaborador(a): Jandira Santos

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA