Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / GENTE EM FOCO

BIBI CONTA SOBRE O QUE ELA GOSTA QUANDO ESTÁ NO PALCO
publicado em: 07/01/2016 por: Netty Macedo

Matéria publicada em 1999

"O que eu gosto muito num palco é que estou inatingível.
Quando estou num palco ninguém me toca.
É um momento só meu. Estou ali só para dar.
É o momento da criação.
Da comunhão.
É muito bonita esta comunhão palco e platéia.
É o momento em que, através de vocês, eu me encontro com Deus."

UM POUCO DA SUA HISTORIA NO TEATRO

Bibi Ferreira comemora 60 anos de carreira, atuando, dirigindo e produzindo.

Faz parte da sua história a realização de grandes espetáculos, que marcam momentos importantes da história do nosso teatro. Nessas últimas seis décadas, Bibi sempre foi considerada uma das melhores atrizes do elenco nacional, sendo, sem dúvida, também uma das intérpretes de maior tradição no País. Bibi é filha de Procópio Ferreira. No ano passado, comemoramos o centenário de Procópio que é considerado um dos mais importantes artistas do século no Brasil.

Em mais de 60 anos de carreira, levou para os palcos mais de 400 peças.
Lançou importantes autores brasileiros, tendo sido responsável pelo início da difusão cultural no País, apresentando sua Companhia de Teatro por todo o Brasil. Bibi viaja com sua Companhia por todo o país, produzindo e atuando em grandes espetáculos. Ela foi responsável pela vinda da comédia musicada para o Brasil, tendo sido a protagonista de três grandes sucessos mundiais: "HELLO DOLLY", "MY FAIR LADY" e "O MAN DE LA MANCHA" - a única atriz no mundo a estrelar as três grandes montagens. Outro grande sucesso da sua carreira foi o musical "GOTA D'ÁGUA", de Chico Buarque de Hollanda e Paulo Pontes, uma adaptação de Medéia para a realidade do País. Um marco no Teatro Brasileiro. O musical "PIAF, A VIDA DE UMA ESTRELA DA CANÇÃO", texto da inglesa Pam Jem, foi outra marca do Teatro Musical no Brasil e destaque na carreira de Bibi, recordista de público em mais de 60 cidades, apresentada no Brasil de 83 a 88, e em Portugal em 90, mantendo-se até hoje, um dos grandes recordes de bilheteria no Brasil. O espetáculo também obteve enorme sucesso de crítica, o que lhe rendeu todos os prêmios de melhor atriz no ano de sua estréia.

Em 1992, na comemoração do seu Jubileu de Ouro, apresentou o espetáculo
"BIBI IN CONCERT", acompanhada por Orquestra e Coral, onde contava histórias da sua vida, cantando seus maiores sucessos. O sucesso desse formato foi tão grande - Bibi, orquestra e coral - que logo depois a atriz apresentou o espetáculo "BIBI IN CONCERT II".

Ela é também uma grande diretora, mantendo sempre alguns espetáculos em cartaz com sua assinatura. Suas últimas direções são: "DEUS LHE PAGUE", para a comemoração do centenário de seu pai, tendo sido a maior montagem em teatro no País em 99; "TODO GATO VIRA-LATAS TEM UMA VIDA SEXUAL MELHOR QUE A NOSSA";"NA BAGUNÇA DO TEU CORAÇÃO"; "TANGO, BOLERO E CHA-CHA-CHA", comédia de grande sucesso, em cartaz no Rio de Janeiro. Bibi também tem dirigido óperas.

Em novembro do ano passado, numa montagem bastante moderna, dirigiu CARMEN, de Bizet, produção da Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes; A abertura da temporada lírica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, deste ano, levou à cena RIGOLETTO, também sob sua direção. A grande intérprete recebeu muitas homenagens, destacando-se a Comenda da Ordem do Mérito das Artes e das Letras da República Francesa, entregue a Bibi pelo então Ministro da Cultura da França, Sr. Jacques Lang, em visita oficial ao Brasil, acompanhado pela Primeira Dama, Daniela Mitterrand como reconhecimento pela divulgação da cultura francessa em nosso País.

Bibi Ferreira, com 77 anos, com voz forte e um porte impecável, vem sendo aplaudida, em cena aberta, no musical "BIBI canta e conta PIAF".Aquela pequena senhora sozinha diante de um microfone reproduz os gestos e principalmente a voz singular da cantora e compositora Piaf dominando, hipnotizando a platéia.

O público delira de emoção e agradece aplaudindo de pé a grande Dama do Teatro Brasileiro.

Autor(a): Maria de Lourdes Micaldas

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA