Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / HORA DA MÚSICA

ALCEU VALENÇA
publicado em: 11/02/2016 por: Netty Macedo

O cantor e compositor Alceu de Paiva Valença nasceu em 1º de julho de 1946, em São Bento do Una, nos limites do sertão com o agreste pernambucano. É considerado um artista que atingiu o maior equilíbrio estético entre as bases musicais nordestinas, com o universo dos sons elétricos da música pop. Influenciado pelos negros maracatus, cocos e repentes de viola, Alceu conseguiu utilizar a guitarra, - que chegou a galope, montada nas costas do rock'n'roll de Elvis - com baixo elétrico e, mais tarde, com o sintetizador eletrônico nas suas músicas.

Por conta disso, conseguiu dar nova vida a uma gama de ritmos regionais, como o baião, coco, toada, maracatu, frevo, caboclinhos e embolada e repentes cantados com bases rock'n'roll. Sua música e seu universo temático são universais, mas a sua base estética está fincada no nordestinismo.

Alceu Valença é um homem de hipérboles, como a sua obra. Dono de um dialeto pluralíssimo que não pronuncia meias palavras. Voz atemporal que trespassa o manto de épocas-rótulos-modismos com a agulha da autenticidade, a mesma que cirze seu patchwork sonoro há três décadas, desde que se entregou de vez à música. Alceu Valença é um homem catártico. Fantasiado ou nu, pernambucanamente rei diante da multidão em polvorosa.

nothing



Fonte: www2.uol.com.br/alceuvalenca/

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA