Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / HORA DA MÚSICA

ALTEMAR DUTRA
publicado em: 12/02/2016 por: Netty Macedo

Altemar Dutra de Oliveira, cantor, nasceu em Aimorés Minas Gerais em 6 de outubro de1940 e faleceu em Nova York E.U.A, em 9 de novembro de 1983. Jovem ainda, mudou-se com a família para Colatina Espírito Santo, onde começou a interessar-se por música, depois de ganhar da mãe um violão, quando aprendeu a tocar sozinho.

Apresentou-se pela primeira vez em público num programa de calouros da Rádio Difusora de Colatina, cantando uma música do repertório de Francisco Alves, classificando-se em primeiro lugar, nessa e em várias outras vezes. Incentivado por amigos e radialistas, aos 17 anos foi para o Rio de Janeiro, levando uma carta de apresentação para o compositor Jair Amorim, que o encaminhou a amigos do meio artístico. Arranjou emprego na boate Baccarat, onde também estava iniciando carreira a cantora Leny Andrade.

Menor de idade ainda, várias vezes teve de esconder-se do juizado de menores. Na Baccarat conheceu Helena de Lima, que o convidou para cantar na boate O Cangaceiro, uma das casas noturnas mais afamadas do Rio de Janeiro de 1960 a 1965.

Ali, entrou em contato com várias pessoas do mundo artístico, travando amizade maior com os componentes do Trio Iraquitã.

Por volta de 1963, foi levado por Jair Amorim para o programa Boleros Dentro da Noite, na Rádio Mundial, e no mesmo ano Joãozinho, do Trio Iraquitã, levou-o para a Odeon, onde foi contratado. Logo atingiu os primeiros lugares nas paradas de sucesso com "Tudo de mim" (Evaldo Gouveia e Jair Amorim), tornando-se conhecido em todo o Brasil.

Com suas versões em espanhol, chegou a vender mais de 500 mil cópias na América Latina. Depois de ter dominado as paradas de sucesso locais, a partir de 1969 passou a conquistar fãs de origem latina nos E.U.A. Em pouco tempo tornou-se um dos mais populares cantores estrangeiros nos E.U.A.

Apresentava um show para a comunidade latino-americana, no clube noturno La Tranquera, em New York, quando faleceu.

Esta é uma página cultural para divulgar as músicas preferidas e sugeridas pelos nossos internautas, sem interesse comercial, financeiro ou econômico, pois arcamos com todas as despesas para mantê-la no ar.
Não temos patrocínio.
Tudo o que fazemos é com muito amor para os nossos "velhosamigos".
Lou Micaldas

Fonte: Pesquisa em diversos Sites

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA