Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / HORA DA MÚSICA

ANÍSIO SILVA
publicado em: 18/02/2016 por: Netty Macedo

Anísio Silva nasceu a 29 de julho de 1920 numa fazenda, hoje pertencente ao município baiano de Rio do Antônio, na época território da cidade de Caetité, em fase de emancipação do distrito, hoje cidade, de Caculé.

Anísio Silva iniciou sua carreira em 1952, no Rio de Janeiro, já no estilo romântico. Em 1957, assinou contrato com a gravadora Odeon, na qual viveria a melhor fase de sua carreira. Naquele ano, seu primeiro grande sucesso "Sonhando Contigo", título também de seu primeiro LP. O segundo veio dois anos mais tarde, intitulado "Anísio Silva Canta Para Você", do qual se destacou a guarânia "Quero Beijar-te as Mãos", de Arsênio de Carvalho e Lourival Faissal. Mas o grande estouro de sua carreira veio em 1960, com o lançamento do disco "Alguém Me Disse", quando vendeu mais de dois milhões de cópias, tornando-se o primeiro cantor do Brasil a ganhar o disco de ouro.

A faixa-título, um bolero de Jair Amorim e Evaldo Gouveia, tornou-se o maior sucesso da carreira de Anísio. A música foi regravada pela cantora Gal Costa em 1988. Voltou a gravar, ao longo de sua carreira, inúmeras músicas da dupla Jair Amorim-Evaldo Gouveia.

Em 1962, gravou mais um disco, "O Romântico", com mais êxitos como: "Abraça-me", de Almeida Rego e Antônio Correia; "Ave-Maria dos Namorados", de Evaldo Gouveia e Jair Amorim. Gravou seus dois LPs pela Odeon no ano seguinte: "Só Penso Em Ti" e "Canção do Amor Que Virá". O último disco do período veio em 1964, intitulado "Estou Chorando Por Ti".

Ficou afastado da vida artística por um período de três anos. "Retorno" (1967) e "Lembrança de Você" (1968) foram seus últimos trabalhos pela Odeon, afastando-se novamente em 1968, para dirigir uma casa noturna no Rio de Janeiro. Voltou esporadicamente à carreira artística.

Vendeu mais de dez milhões de discos. Morreu no Rio de Janeiro de infarto em seu apartamento no bairro do Flamengo, em 18 de fevereiro de 1989. Deixou dois Filhos, sendo seu filho Vini Silva produtor artístico e cultural, continuador de sua obra.

CANTE COM ANÍSIO SILVA

QUERO BEIJAR-TE AS MÃOS

Quero beijar-te as mãos
Minha querida
Senta junto de mim
Vem, por favor
És o maior enlevo
Da minha vida
És o reflorir do meu amor
Sinto nesta ansiedade
Que minha alma invade
Que me faz sofrer
A luz de um divinal querer
Eterna glória de viver
Se tu me quiseres tanto
Quanto eu que vivo
Para te adorar
Será um mundo de esplendor
O nosso amor
Amor, nosso amor.

Fonte: Wikipédia e outros sites

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA