Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / HORA DA MÚSICA

BEATLES
publicado em: 10/04/2017 por: Lou Micaldas

VOCÊ JÁ CANTOU HOJE?
ENTÃO CANTE COM
THE BEATLES
 
The Beatles foi uma banda de rock britânica, formada em Liverpool em 1960. É o grupo musical mais bem-sucedido e aclamado da história da música popular. O grupo era formado por John Lennon (guitarra rítmica e vocal), Paul McCartney (baixo, piano e vocal), George Harrison (guitarra solo e vocal) e Ringo Starr (bateria e vocal).
 
John Lennon
John Winston Lennon nasceu em 9 de outubro de 1940, em Liverpool, Inglaterra. Morreu, assassinado, em 8 de dezembro de 1980. Ele foi considerado, certa vez, o QI mais alto dos Beatles. Nada foi comprovado, mas o fato é que ele foi o mais polêmico dos quatro, a partir do instante em que começou a mostrar sua personalidade.

As letras menos convencionais dos Beatles ("Strawberry Fields Forever", "I am the Walrus", "Dig a Pony" ou "Happiness is a Warm Gun") saíram de sua cabeça. A imprensa o considerava o líder do grupo, por suas posições contestadoras. Mas o mundo saberia, mais tarde, que a agressividade e o cinismo mascaravam uma sensibilidade fora do comum.

Apesar da mudança que se operou no interior de John, nos últimos anos de vida, ele manteve sempre intacta a sua integridade e a consciência da hipocrisia do mundo que o cercava.

Paul McCartney

James Paul McCartney nasceu em 18 de junho de 1942, em Liverpool, Inglaterra.
O seu rosto bonito ajudou a criar uma personalidade auto-suficiente e, às vezes, até egocêntrica. Mas parece que a necessidade de uma autoconfiança surgiu quando Paul perdeu a mãe, que sustentava a família.

Ganhou uma guitarra e sua obsessão pela música tomou conta do resto. Musicalmente foi o mais romântico do grupo. Escreveu as mais belas baladas ("Yesterday", "Let it Be", "The Long and Winding Road") e tomou o caminho inverso de John em seus últimos discos solo: tornou-se político e pacifista, ao contrário do Lennon caseiro e romântico dos últimos tempos.

Na época áurea, Paul era considerado o mais diplomata do grupo; Tony Barrow que fazia parte do staff publicitário dos Beatles, chegou a dizer que "ele poderia ter tido uma brilhante carreira como relações públicas. Tem charme e muito tino comercial".

George Harrison

George Harrison nasceu em 25 de fevereiro, em Liverpool, Inglaterra. Na interpretação da mística da beatlemania, John era o Fogo, Paul o Ar, Ringo a Terra e George era a Água, elemento que denota sonho, imaginação e muita vida interior. De fato, ele sempre foi o mais introspectivo dos Beatles. Nos primeiros tempos, preocupava-se mais em aperfeiçoar seu virtuosismo na guitarra do que em aparecer.

Apesar do talento, foi o último a se destacar numa carreira individual. Contribuía com uma ou duas músicas em cada LP do grupo, já que Lennon e McCartney monopolizavam as composições. A partir de 1966, começou a compor com maior intensidade, no início ligado a temas românticos, como John e Paul, depois escolhendo o misticismo como matéria-prima. As biografias mais recentes dos Beatles revelam seu lado mulherengo, o que teria sido um dos motivos da separação de Pattie Boyd.

Ringo Starr

Richard Starkey Jr. nasceu em 7 de julho de 1940 na cidade Portuária de Liverpool, Inglaterra. Ringo era naturalmente bem-humorado. Não se tratava de representar um papel. É verdade que, às vezes, exagerava, mas seu tipo físico, o nariz grande e a fixação por anéis facilitavam o estereótipo: John era o líder, Paul o embaixador, George o tímido e ele, Ringo, o palhaço do grupo.

Ninguém sequer imaginaria classificá-lo como esquisito, mas suas maneiras pareciam transmitir um instinto de proteção em muitas fãs. Sua expressão às vezes melancólica, durante os shows, lhe concedia a aura do "palhaço mais triste do circo", uma espécie de Buster Keaton da música jovem.

Pesquisa no site www.thebeatles.com.br

Clique aqui para ouvir uma coletânea de músicas

IMAGINE

 

nothing



Colaborador(a): Oscar Moreira

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA