Logomarca Velhos Amigos
INTERAÇÃO / HORA DA MÚSICA

BEE GEES
publicado em: 13/09/2019 por: Lou Micaldas

VOCÊ JÁ CANTOU HOJE?

ENTÃO CANTE COM BEE GEES

Os Bee Gees são 3 irmãos: Barry Gibb (guitarra e vocal) e os gêmeos Robin Gibb (vocal) e Maurice Gibb (guitarra, baixo, teclado e vocal). De 1967 a 1969 eles se uniram ao guitarrista Vince Melouney e ao baterista Colin Petersen. Em 1970, enquanto Robin seguia uma carreira solo, o álbum Cucumber Castle era lançado com apenas Barry e Maurice como Bee Gees.

Ao contrário das previsões populares, o irmão mais novo, Andy Gibb, nunca foi um membro dos Bee Gees. Porém, seus irmãos o ajudaram com composição, produção e back vocal em seus 3 álbuns.

Os irmãos nasceram em Isle of Man, uma ilha localizada entre a Grã-Bretanha e a Irlanda. Barry nasceu em 1 de setembro de 1946. Robin e Maurice, gêmeos, nasceram em 22 de dezembro de 1949. Posteriormente a família mudou-se para a Manchester, Inglaterra, onde Andy nasceu em 5 de março de 1958.

Quando crianças, os 3 irmãos fizeram apresentações em teatros de Manchester. Eram conhecidos como The Rattlesnakes e posteriormente como Wee Johnny Hays and the Blue Cats.

Em 1958 a família Gibb mudou-se para a Austrália. Foi lá que os 3 irmãos iniciaram sua carreira profissional como compositores e cantores. O talento dos irmãos chamou a atenção de um DJ local e eles começaram a atuar em transmissão de TV e rádio local. Durante este tempo eles mudaram o nome do conjunto para BG's (a origem deste nome vem de Brothers Gibb) e posteriormente para Bee Gees.

Em 1963 os Bee Gees assinaram seu primeiro contrato com a Festival Records. Barry colocou seu talento de compositor através de composições para outros cantores e grupos.

Em 1966 os Bee Gees conseguiram seu primeiro lugar nas paradas de sucessos da Austrália através do hit Spicks and Specks. No ano seguinte a família retornou à Inglaterra.

Os irmãos mandaram fitas com suas gravações para NEMS, o grupo que gerenciava os Beatles. Robert Stigwood ouviu as fitas, gostou e quis vê-los para assinar um contrato.

O álbum de 1967, Bee Gees First, foi uma tremenda estreia de sucesso. O primeiro single, New York Mining Disaster 1941, era considerado por muitos uma gravação dos Beatles com um nome diferente. Com os sucessos de Holiday e To Love Somebody, os Bee Gees passaram a ser conhecidos.

No ano seguinte, os Bee Gees - composto pelos 3 irmãos e pelos australianos Vince Melouney e Colin Petersen - gravaram o álbum Horizontal. O single Massachusetts estourou nas paradas de sucesso. Ainda em 1968, o álbum Idea trouxe os clássicos I Started A Joke e I've Gotta Get A Message To You.

Surgiram, então, as primeiras colisões de egos - o que Barry chamou de "síndrome da primeira fama". Apesar de anos atuando juntos como irmãos, a súbita ascensão afetou os Bee Gees.

Em 1969, com o álbum Odessa, houve conflitos sobre o lançamento de First Of May como single. Robin achava que Lamplight deveria ser o lado A. Outras divisões aconteceram e acabou resultando na saída de Robin, que resolveu seguir carreira solo. Ao mesmo tempo, Vince Melouney e Colin Petersen também saíram da banda.

O álbum de estreia de Robin, Robin's Reign, foi um sucesso modesto. O single Saved By The Bell teve um relativo sucesso. Enquanto isso, Barry e Maurice continuaram juntos como Bee Gees. Seu álbum, Cucumber Castle, coincidiu com um especial da TV inglesa. Logo depois, Barry e Maurice se separaram.

A reconciliação viria com o tempo. Barry uma vez ressaltou que, se eles não fossem irmãos, eles provavelmente nunca voltariam a tocar juntos. O álbum Two Years On parecia mais a antologia de 3 solistas do que um grupo. A música Lonely Days, entretanto, mostrou como eles poderiam trabalhar juntos como um grupo.

Em seu álbum seguinte, Trafalgar, o processo de reconciliação continuava. Os Bee Gees finalmente alcançaram o topo das paradas de sucesso com How Can You Mend A Broken Heart. O sucesso deste clássico mostrou aos irmãos Gibb como eles eram mais sucedidos como um grupo do que como solistas.

No álbum de 1972, To Whom It May Concern, os Bee Gees começaram a tocar um estilo de leves baladas. As músicas Run To Me e My World eram o típico som do grupo naquela época. Os Bee Gees decidiram sair do cenário de Londres e partiram para os Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, os Bee Gees iniciaram em novas direções musicais. Infelizmente, essas novas direções foram um fracasso comercial. As vendas do single I Saw A New Morning, do álbum de 1973, Life In A Tin Can, foram escassas. Finalmente, quando Wouldn't I Be Someone, o single de A Kick In The Head Is Worth Eight In The Pants, fracassou nas paradas, a gravadora preferiu não lançar o álbum.

Era tempo de começar o trabalho para o próximo álbum. Os Bee Gees moveram-se para um estúdio na França. Então, Robert Stigwood pediu para que eles fizessem alguns sons para a trilha sonora de um filme. Stigwood descreveu o filme que ele estava produzindo, era um filme sobre dança que se passava no Brooklin. Stigwood convenceu os irmãos para que lhe dessem os sons que eles já tinham gravado para o próximo álbum. Este projeto era para o filme "Os Embalos de Sábado A Noite".

No final de 1977, enquanto os Bee Gees estavam filmando Sgt. Pepper, o filme "Os Embalos de Sábado A Noite" foi lançado nos cinemas. Três músicas da trilha sonora do filme - How Deep Is Your Love, Stayin' Alive e Night Fever - atingiram o topo das paradas de sucessos. O álbum da trilha sonora foi o mais vendido da época e de todos os tempos.

Com isso, os irmãos viram mudanças no set do filme Sgt. Pepper. Cada um tinha um trailer privado. Pessoas que até então os ignoravam agora portavam-se diferentemente. Com o sucesso estrondoso da trilha sonora de "Os Embalos de Sábado A Noite", subitamente os três atores coadjuvantes eram centrais para o filme.

Era um sentimento maravilhoso ser o súbito centro das atenções de um filme. Exceto neste caso, pois o filme prometia cada vez menos. No auge do sucesso como grupo musical, os Bee Gees começam a realizar seu filme de estreia que estava destinado a ser um filme horrível. Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band era um lixo e os Bee Gees queriam sair.

Em 3 ocasiões separadas, os irmãos literalmente suplicaram a Robert Stigwood para que os tirassem do filme. Mas era muito tarde para isso. Então, eles fizeram o melhor que eles podiam e esperavam que o dano em suas carreiras fosse mínimo.

No fim, suas carreiras musicais saíram relativamente ilesas. Era, entretanto, o fim de suas carreiras cinematográficas. Logo depois, corriam os rumores que Barry estava sendo considerado para o papel de Che Guevarra no filme de Robert Stigwood, "Evita". Mas o filme acabou sendo lançado duas décadas depois.

Os Bee Gees estavam sendo associados a um filme em que eles nunca apareceram: "Os Embalos de Sábado A Noite". Depois do lançamento de "Os Embalos....", a disco music ganhou mais força, tudo mudou. Nas noites de sábado, era comum ver as pessoas usando medalhões de ouro. As discotecas ganharam popularidade. Instrutores de dança recebiam alunos que diziam: "ensine-me a dançar como John Travolta". E músicas como Disco Inferno e Macho Man estabeleciam-se como o som da época.

Neste período os Bee Gees eram uma presença constante. Cinco composições dos irmãos Gibb eram as 5 primeiras nas paradas de sucessos. Em meio de toda a excitação, enquanto Rod Stewart lançava seu disco hit Do You Think I'm Sexy e Mick Jagger trabalhava em seu Emotional Rescue, outros começaram a rebelar, e a reação anti-disco começou.

Em seu álbum seguinte, Spirits Having Flown, eles ofereceram mais variedade musical: a balada de sucesso Too Much Heaven, o estilo caribenho de Spirits Having Flown, o depressivo Stop, Think Again e a disco Tragedy.

As vendas do álbum foram excelentes, e os Bee Gees lotaram estádios de futebol em sua tour de 1979. Uma das fãs que estavam no Dodger Staduim (E.U.A.) era Barbra Streisand. Ela perguntou aos irmãos se eles queriam ajudá-la em seu próximo álbum. Então, enquanto Barry começou a produzir o álbum Guilty de Barbra, Maurice produzia o álbum Steppin' Out para os Osmonds e Robin produzia o álbum Sunrise de Jimmy Ruffin.

O álbum Guilty de Barbra teve 3 sucessos e foi o mais bem-sucedido álbum de sua carreira.

Depois disto, os Bee Gees começaram a trabalhar em seu próximo álbum. Living Eyes não tinha nenhuma semelhança com qualquer trabalho recente deles. Eles ignoraram completamente o estilo disco e não fizeram uso de falseto. Só para comparar, Spirits Having Flown usava de falseto em todas as músicas, menos em Until; Living Eyes evita o falseto em todas as músicas, menos em Soldiers.

Infelizmente, 1981 não foi um bom ano para os Bee Gees. A reação disco com relação ao álbum fez com que as rádios evitassem tocar o novo álbum. Ao mesmo tempo, punk rock e new wave definiam-se como o som dos anos 80.

O álbum Living Eyes foi um verdadeiro fracasso. Não havia notícias do novo álbum, apenas notícias de processos jurídicos. Após 6 músicas consecutivas que atingiram o topo das paradas de sucessos, o single He's A Liar foi completamente ignorado.

Após tudo isso, os Bee Gees não lançaram mais álbuns, não fizeram mais shows e dissolveram sua banda de suporte. Nos 6 anos seguintes eles começaram a produzir álbuns para outros artistas e, ocasionalmente, lançavam um álbum solo.

O único trabalho dos irmãos como Bee Gees foi a trilha sonora do filme "Os Embalos de Sábado Continuam", sequência do clássico "Os Embalos de Sábado A Noite". Tanto o filme quanto a trilha sonora foram um total fracasso.

Entre Living Eyes e a trilha sonora do filme "Os Embalos de Sábado Continuam", Robin lançou seu segundo álbum solo: How Old Are You?. O álbum foi produzido e composto por Robin e Maurice e trouxe o sucesso Juliet. Enquanto isso, Barry produzia o álbum Heartbreaker de Dione Warwick e começava a produzir o álbum Eyes That See In The Dark de Kenny Rogers. A maior parte dos projetos de Barry consistiam de músicas compostas pelos Bee Gees.

Os mesmos compositores que fizeram o mundo mudar em 1977 com o hit disco Stayin' Alive, faziam sucesso com o hit country Islands In The Stream - composto por eles e interpretado por Kenny Rogers e Dolly Parton.

Logo depois, os Bee Gees começaram a trabalhar no novo álbum de Diana Ross, Eaten Alive. O single Chain Reaction foi um dos maiores sucessos de Diana.

Robin lançou seu terceiro álbum solo, Secret Agent, que teve uma venda razoável. Mas seu quarto álbum, Walls Have Eyes, não atraiu ouvintes. Barry lançou seu primeiro álbum solo, que assim como Walls Have Eyes ficou no esquecimento. Seu segundo álbum solo, Moonlight Madness, só foi lançado posteriormente como trilha sonora de um filme chamado Hawks.

Em 1987 os Bee Gees estavam de volta.

Em setembro de 1996, os Bee Gees foram indicados ao Rock and Roll Hall Of Fame. A cerimônia foi em 6 de maio de 1997. Ganharam, também, o prêmio de International Artist no Amercan Music Awards 97 e um reconhecimento especial no Brit Awards 97.

Logo em seguida lançaram o álbum Still Waters, que está sendo considerado por muitos como o melhor álbum do grupo. Um álbum que oferece bastante variedade de música.

E com uma média de idade de 50 anos, os irmãos Gibb continuam provando que não chegaram onde estão por acaso. Aliás, não precisam provar mais nada, pois é muito raro um grupo manter-se no auge durante mais de 30 anos. Continuam trabalhando em projetos futuros, como o lançamento de novos álbuns. E tapam a boca de muitos críticos que os associam apenas com a era disco que foi há 20 anos atrás, e mostram que definitivamente são uma lenda da música Pop.

Esta é uma página cultural para divulgar as músicas preferidas e sugeridas pelos nossos internautas, sem nenhum interesse comercial, financeiro ou econômico, pois arcamos com todas as despesas para mantê-la no ar.
Não temos patrocínio.
Tudo o que fazemos é com muito amor para os nossos "velhosamigos".

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA