Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / HORA DA MÚSICA

DOMINGUINHOS
publicado em: 30/03/2017 por: Lou Micaldas

José Domingos de Moraes nasceu no interior de Pernambuco, na cidade de Garanhuns, em 12 de fevereiro de 1941, e faleceu em São Paulo em 23 de julho de 2013.

Oriundo de família humilde, seu pai, o mestre Chicão, era um conhecido acordeonista e afinador de acordeões. Dominguinhos interessou-se pela música muito cedo, começando aprender o acordeom com apenas seis anos de idade, quando ganhou um pequeno acordeom diatônico de oito baixos e chegou a se apresentar em feiras livres e portas de hotéis em troca de algum dinheiro junto com seus dois irmãos, com quem formava o trio "Os Três Pinguins". Treinava no instrumento horas a fio, e logo tornou-se proficiente nas sanfonas de 48, 80 e 120 baixos, e acabou por tornar-se músico profissional ainda garoto.

Em 1950, aos nove anos de idade, conheceu Luiz Gonzaga quando tocava na porta do hotel em que este estava hospedado. Luiz Gonzaga se impressionou com a desenvoltura do menino e o convidou a ir ao Rio de Janeiro. Dominguinhos em 1954, então com treze anos de idade, acompanhado do pai e dos dois irmãos, foi para o Rio de Janeiro, indo morar em Nilópolis. Ao encontrar-se com Luiz Gonzaga no Rio, este lhe deu de presente um acordeom e o integrou à sua equipe de músicos, e Dominguinhos passou a fazer shows pelo Brasil e participar de gravações.

Sua reputação como acordeonista e também arranjador cresceu e ele aproximou-se de músicos do movimento da bossa-nova. Fez trabalhos junto a inúmeros músicos de renome do cenário brasileiro e acabou por consolidar uma carreira musical própria, englobando gêneros musicais diversos como a bossa-nova, o forró, o jazz e o pop.
Sem sombra de dúvida Dominguinhos está entre os maiores acordeonistas que o Brasil e o mundo já conheceu. Perdemos o grande mestre que foi reforçar a Grande Orquestra DO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO.

Fonte: acordeonistaseprofessores.comunidades.net

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA