Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / HORA DA MÚSICA

IVETE SANGALO
publicado em: 16/10/2017 por: Lou Micaldas

Ivete Sangalo nasceu em Juazeiro, interior da Bahia, numa família de músicos. Começou a cantar ainda criança e, no colégio, aproveitava os intervalos para tocar violão. Nos saraus familiares, encarregava-se da percussão. Foi morar em Salvador aos 17 anos, tendo trabalhado como modelo, mas não resistiu à paixão pela música que sempre foi seu sonho.

Começou, como a maioria, tocando em barzinhos e, em seguida, realizou alguns shows em cidades do interior da Bahia, chegando a apresentar-se em Pernambuco. Na cidade natal, recebeu convite para abrir o show de Geraldo Azevedo, no teatro do centro de cultura João Gilberto.

De volta à capital baiana, foi convidada a participar de uma micareta na cidade de Morro do Chapéu. Lá conheceu o produtor Jonga Cunha, fundador do Bloco Eva. Estava iniciado o reinado de Ivete na Banda Eva, com a qual lançou seis álbuns, vendendo mais de quatro milhões de cópias. Atualmente Ivete Sangalo, com a carreira solo, atinge a marca de 6.500.000 discos vendidos até agora. Antes, em 1992, a artista ganhou o troféu Dorival Caymmi de melhor intérprete. A carreira solo começou oficialmente ao final da quarta-feira de cinzas de 1999, último carnaval dela com a Banda Eva. Entre abril, maio e junho daquele ano, ela gravou as 14 faixas do CD solo de estréia, Ivete Sangalo.

Em seguida, lançou Beat Beleza, começando a turnê nacional por Salvador. Ela sempre começa pela capital baiana, como faz questão de frisar, no mesmo parque de exposições, onde no final de 2001 lançou o terceiro CD solo Festa.

Em agosto de 2003 lançou o quarto CD solo, Clube Carnavalesco, Inocentes em Progresso. Em março de 2004, lançou o CD MTV Ao Vivo Ivete Sangalo.

Em 2005, "As Supernovas". Como tudo que leva o toque de Ivete, o novo disco divertido, espontâneo, extrovertido, mas ao mesmo tempo sensual, como se pode ver pelas fotos e pela capa que foi inspirada em características dos anos 70 e 80.

Ivete Sangalo recebeu, em 2006, os prêmios de Melhor Cantora e de Melhor Música com a grande balada "Quando a chuva passar", sucesso no Brasil e em Portugal pelo Domingão do Faustão.

Ivete é eleita a personalidade do ano pela revista Isto É Gente. O Multishow ao vivo: Ivete no Maracanã é o DVD mais vendido no mundo pela gravadora Universal Music, ultrapassando a marca de 750 mil cópias vendidas, e até agora o DVD mais vendido da história da música brasileira.

Lançado em março de 2007, já com mais de 500 mil cópias na pré-venda na internet, o CD/DVD Multishow Ao Vivo – Ivete Sangalo no Maracanã entrou diretamente para o primeiro lugar do Top do Brasil, no primeiro dia em que esteve nas lojas, com a fantástica marca de 250 mil discos vendidos em algumas horas. Em apenas quinze dias, o CD alcançou o disco de platina. O DVD de mesmo nome, lançado juntamente com o CD, obteve o disco de platina no mesmo dia de lançamento no Brasil e entrou diretamente para o segundo lugar do TOP português, evidenciando a fama da cantora brasileira por terras lusitanas. A cantora ganhou três prêmios Multishow este ano, como melhor cantora, CD e show.

Em 2008, Ivete Sangalo recebeu um prêmio inédito, concedido por uma operadora de telefonia celular: o Disco de Ouro Digital, primeiro concedido a uma artista na América Latina pelos mais de 50 mil downloads realizados do hit “Berimbau Metalizado”. No mesmo ano a cantora abriu o Rock in Rio Lisboa, conseguindo reunir 120 mil pessoas. Ivete lançou seu primeiro CD para crianças, A Casa Amarela, em parceria com o vocalista do Eva, Saulo Fernandes. Também em 2008, a artista recebeu o prêmio de Melhor Cantora do Prêmio Multishow.

2009 - Seja em versão grega, africana, indiana ou egípcia, este foi, sem dúvida, o carnaval de Dalila. Sob o tema “Deusas”, Ivete Sangalo realizou um carnaval cheio de surpresas e novidades para a multidão pipoca e os três mil foliões de cada dia dos blocos Cerveja & Cia e Coruja. A festa também marcou a estreia do seu novo trio, o Demolidor 3, e o desfile do Coruja pela primeira vez no circuito Barra-Ondina. A música “Cadê Dalila” foi considerada hino da folia desse ano!
Depois de comandar um Maracanã lotado, Ivete Sangalo resolveu convidar os amigos para cantar e fazer um som em sua casa no seu novo CD/DVD “Multishow Registro Pode Entrar – Ivete Sangalo”, reunindo canções inéditas e convidados especiais, como Maria Bethania, Lulu Santos, Marcelo Camelo, Carlinhos Brown, Saulo Fernandes, Aviões do Forró e sua irmã, Mônica San Galo.

O ano de 2010 foi especial para a carreira de Ivete Sangalo. Entre gravação e lançamento do seu novo CD e DVD, a cantora ganhou prêmios, fez shows internacionais, atingiu mais de 1 milhão de fãs no twitter e muito mais. A artista começou o ano cantando no seu réveillon, o Enchanté, em Salvador (BA), fazendo o público começar o ano com pé direito. Ainda no verão, fez dois shows especiais em Salvador e em São Paulo durante a turnê da cantora norte-americana Beyoncé. No Carnaval, (o tema, ) com o tema “Ivete vira Bicho”, a artista veio vestida de Cavalo, Ave, Onça, Borboleta e Zebra. Este ano a cantora faturou os prêmios de Melhor Cantora (Band Folia, Troféu Castro Alves e Dodô &Osmar), Música do Carnaval com Na Base do Beijo (Band Folia) e Figurino (Dodô & Osmar), entre outros.
No mês de maio, Ivete foi a Portugal, para o Rock in Rio. A única artista a se apresentar em todas as edições do evento levou mais de 80 mil pessoas ao evento, onde dividiu o palco com artistas como Shakira e John Mayer. Em terras lusitanas, a brasileira também fez uma tarde de autógrafos para seus fãs, além de participar de programas de televisão portugueses. Já que estamos falando em shows internacionais, 2010, teve um gostinho mais que especial para Ivete. Em agosto a cantora embarcou para os Estados Unidos, onde realizou três shows, sendo um deles em Nova Iorque, na mais famosa arena de shows do mundo, o Madison Square Garden, na qual gravou o seu quarto DVD, o Multishow Ao Vivo – Ivete Sangalo no Madison Square Garden. Ivete também passou por Miami e Worcester, além de cantar no Brazilian Day de Toronto, no Canadá.

Ivete Sangalo e Dominguinhos - Gostoso Demais - Prêmio Tim

Fonte: Site Oficial
Colaborador(a): Maria Regina Câmara

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA