Logomarca Velhos Amigos
INTERAÇÃO / HORA DA MÚSICA

LULU SANTOS
publicado em: 16/08/2018 por: Lou Micaldas

Luiz Maurício Pragana dos Santos (Rio de Janeiro, 4 de maio de 1953), simplesmente conhecido como Lulu Santos, é cantor, compositor e guitarrista brasileiro. Lulu já vendeu mais de 7 milhões de discos, tem 16 #1 singles no Brasil e 29 canções entre as 10 mais tocadas.

Filho de pai militar, começou a tocar aos doze anos de idade formando uma banda inspirada nos Beatles chamada de Cave Man. Contrariando o desejo de seu pai, de que também se tornasse militar, foge de casa antes de completar o colegial, percorrendo o Brasil com hippies.

Aos dezenove anos, tocava no grupo Veludo Elétrico com Fernando Gama e Paul de Castro. Um ano depois, Lulu e Lobão formam a banda Vímana, da qual saiu por não concordar com os rumos que a banda acabou seguindo. Após trabalhar como músico freelancer, Lulu Santos resolveu seguir carreira solo.

Antes de virar músico trabalhou como colunista em revistas como a Som Três escrevendo comentários sobre os álbuns da época.

Em 1981, assinou com a gravadora WEA e assumiu o nome de Lulu Santos, gravando "Tesouros da Juventude", em parceria com o jornalista Nelson Motta. Seguiram-se outras músicas de sucesso: em 1982 "Tempos Modernos", "O Ritmo do Momento" (1983), "O Último Romântico" (1984) - cujo arranjo musical foi fortemente influenciado por uma música de George Harrison - , "Greece", do álbum Gone Troppo de 1982, "Tudo Azul" (1984), "Normal" (1985), "Lulu" (1986) e "Toda Forma de Amor" (1988).

Em 1985, Lulu participa, com êxito, do Rock in Rio e dois anos depois é premiado com o disco de platina.

O cantor recusa o prêmio na cerimônia de entrega por não ter atingido o limite mínimo de vendas de 250 mil cópias. Entrou em um período de crise a seguir, quando tentou aproximar o pop com os ritmos brasileiros, através dos trabalhos Popsambalanço e Outras Levadas, Honolulu e Mondo Cane.

Mas a parceria com o DJ Memê, iniciada na seqüência, alavancou novamente sua carreira com discos como Assim Caminha a Humanidade (1994), no qual a faixa-título se tornou tema de abertura do seriado Malhação, entre 1995 e 1999.

Com o gênero disco, trabalhou com o produtor Marcelo Mansur em Eu e Memê, Memê e Eu (1995).

Seguiram-se Anticiclone Tropical (1996), Liga Lá, assumindo a produção, sendo o álbum mestrado pelo tropicalista Rogério Duprá em 1997, um tempo depois veio Calendário (1999) e o Acústico MTV (2000), lançado em dois volumes.

Em 2002, Lulu grava o disco Programa e, em 2003, lança Bugalu, novamente em parceria com o Dj Memê, em 2004 é lançado o MTV ao Vivo.

No ano de 2005, como lançamento de seu disco, segue Letra e Música, com a turnê Popstar.

Em 2007 Longplay, onde ficou 3 anos em turnê pelo Brasil e outros países, o show foi visto por mais de 5 milhões de pessoas, acompanhado de uma super banda e se utilizando do que há de mais moderno em tecnologia com paredes de led, iluminação e projeções feitas especialmente para o show, com clipes interativos.

No final de 2009, flerta com o samba novamente no álbum Singular recheado de canções pop no melhor estilo que o consagrou.

Em meados de 2010, em comemoração aos seus 30 anos de carreira solo, aos 20 anos da MTV Brasil e aos 10 anos da gravação do seu primeiro Acústico MTV, Lulu lança o seu Acústico MTV Vol. 2.

Foi casado por 28 anos com a jornalista Scarlete Moon, a qual conheceu em uma festa na casa de Caetano Veloso. Lulu não teve filhos.

Em 2012, passa a ser jurado do The Voice Brasil da Rede Globo.

Esta é uma página cultural para divulgar as músicas preferidas e sugeridas pelos nossos internautas, sem nenhum interesse comercial, financeiro ou econômico, pois arcamos com todas as despesas para mantê-la no ar.
Não temos patrocínio.
Tudo o que fazemos é com muito amor para os nossos "velhosamigos".

Fonte: www.centroamericafm.com.br

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA