Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / HORA DA MÚSICA

MÚSICA GOSPEL NO BRASIL
publicado em: 21/09/2017 por: Lou Micaldas

História da música gospel no Brasil

Vindo do inglês, gospel significa boas novas, e é um estilo de música que depende da cultura e do contexto social, mas que é tratado por muitos como música dos cristãos. Ela tem esse nome por fazer lembrar as boas novas da Bíblia que são escritas no novo testamento. Esse estilo musical pode ser tocado em casamentos, cantados e ouvidos como entretenimento ou como base para ter uma vida mais alegre e confiante no futuro.

História

Surgiu na igreja Afro-americana, localizada nos Estados Unidos, e tem como pai Thomas A. Dorsey. No começo não foi muito bem aceita pelas igrejas, o que empolgou mais ainda o compositor a escrevê-las. Depois do seu falecimento, e com 500 músicas já escritas, as igrejas começaram a aceitar o novo estilo musical. A música gospel tem suas raízes ligadas à música cristã negra e junto à indústria multibilionária de gravação musical dos Estados Unidos, expandiu-se e ficou conhecida por todo o mundo.

Música gospel no Brasil

O estilo gospel chegou ao Brasil há muito tempo, e desde então houve destaque nos corais das igrejas, um deles foi o Raiz Coral, que era interpretada por um solista. Junto a ele um coro e um pequeno conjunto de instrumentos. E com o passar dos anos, repercutiu na maioria das religiões e é cada vez mais procurada. Segundo pesquisas, a música gospel está em segundo lugar na venda de CDs e nos últimos dez anos, houve um aumento significativo no número de cantores desse estilo.

A música gospel que conhecemos no presente é um estilo musical com raízes profundas na tradição dos escravos afro-americanos. Suas criações foram frutos de um enorme choque cultural que, de uma maneira sofrida, agregaram a cultura africana com a europeia.

Confira abaixo uma lista das 10 melhores músicas evangélicas de todos os tempos:

1. Marca da Promessa – Toque no Altar
2. Faz Chover – Fernandinho
3. Te Agradeço- Diante do Trono
4. Faz um Milagre em Mim – Regis Danese
5. Pensando Bem – J. Neto
6. Eu e Minha Casa – André Valadão
7. Ele vem – Gerson Freire
8. Sonda- me, Usa-me – Aline Barros
9. Com Muito Louvor – Cassiane
10. Os Sonhos de Deus – Ludmila Ferber

Fonte: Wikipedia

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA