Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / HORA DA MÚSICA

CUSTÓDIO MESQUITA

Custódio Mesquita Pinheiro, filho de família com posses, o segundo de uma série de três irmãos, nasceu no Rio de Janeiro, em 25 de abril de 1910.

COLETÂNEA DE MÚSICAS CLÁSSICAS

O termo Clássico, em música, é empregado em dois sentidos diferentes. As pessoas, por vezes, usam a expressão música clássica considerando toda a música dividida em duas grandes partes: clássica e popular. Para o musicólogo, entretanto, Música Clássica tem sentido especial e preciso: é a música composta entre 1750 e 1810, que inclui a música de Haydn e Mozart, bem como as composições iniciais de Beethoven.

EDITH PIAF

A carreira artística de Edith foi impulsionada por Louis Leplée, dono do Le Gerny’s, um famoso cabaré de Paris.

Autor: Fabio Ponso

NAT KING COLE

Nat King Cole, um dos intérpretes mais expressivos do nosso tempo, fez vibrar milhões de pessoas, no mundo inteiro, com sua voz suave, envolvente e ao mesmo tempo, apaixonada e vibrante.

CLARA NUNES

Eu sou uma cantora popular que canto as músicas do meu país. Tudo o que for autêntico, eu estou aí. Samba-canção, samba, modinha, valsa, não existe nada que eu não goste. Sou meio bobona com a Música Popular Brasileira, com os compositores. Gosto de tantos... É uma gente maravilhosa que sabe dizer música e letra ao mesmo tempo, de tal maneira que prende a gente a noite inteira, só cantando, só escutando. Clara Nunes

DOLORES DURAN

Dolores Duran, a moça pobre, nascida num subúrbio do Rio de Janeiro em 1930, cuja voz encantou e mereceu elogios de Ella Fitzgerald e Charles Aznavour, desde muito cedo garantiu seu lugar no meio artístico.

PARÓDIA DO JUCA CHAVES EM RITMO DE LAVA JATO

A honestidade há muito já sumiu As consequências vêm sempre depois Por isso, todo dia, pra alegria do Brasil Morre um ladrão e nascem dois...

Enviado por: Oscar Moreira

CARMEN MIRANDA

Carmen Miranda (1909-1955) foi uma cantora, atriz e dançarina luso-brasileira. Veio para o Brasil com 10 meses. Ainda criança já revelava talento para a música e a dança. Apresentada ao músico Josué de Barros, foi logo levada para cantar em clubes e teatros.

CHARLES AZNAVOUR

Filho de refugiados armênios que fugiram do Genocídio, perpetrado pelos Turcos em 1915, Charles Aznavour nasceu em Paris, em maio de 1924. Seu pai Michá Aznavourian, armênio nascido na Geórgia, país fronteiriço da Armênia, era filho do cozinheiro do Czar Nicolau II e sua mãe, Knar, era filha de comerciante residente na Turquia.

CLEMENTINA DE JESUS

em cantar, a sua voz e o destino. Ainda menina, costumava acompanhar a mãe, uma lavadeira que gostava de cantar corimas, jongos, lundus, incelenças e modas, enquanto trabalhava. Foi provavelmente nesta época que aprendeu os cantos de escravos que, anos mais tarde, fariam a sua fama.

TOM JOBIM - 90 ANOS

No dia 25 daquele janeiro, na rua Conde de Bonfim, 634, na Tijuca, nascia ANTÔNIO CARLOS BRASILEIRO DE ALMEIDA JOBIM, filho de Jorge de Oliveira Jobim e de Nilza Brasileiro de Almeida. Naquela noite chuvosa, sem que ainda se soubesse, o mundo ganhava um dos maiores músicos de todos os tempos.

CHICO BUARQUE

Francisco Buarque de Holanda nasceu a 19 de junho de 1944, no Rio de Janeiro. Filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda e de D. Maria Amélia, pianista amadora.

CELLY CAMPELLO

Célia Benelli Campello nasceu no dia 18 de junho de 1942 São Paulo.Com cinco dias de nascida foi para Taubaté, no interior do estado, onde a família residia e onde se criou.

ROBERTO CARLOS

Nasceu no dia 19 de abril de 1941, em Cachoeiro de Itapemirim, Estado do Espírito Santo. É o caçula de Robertino Braga, relojoeiro e Laura Moreira Braga, costureira.

CAZUZA

A minha música faz parte de uma história que começou quando o meu avô, dono de um engenho em Pernambuco, resolveu morar em cima do areal do Leblon (Rio de Janeiro), como terceiro morador da região.

CAUBY PEIXOTO

Cauby Peixoto Barros nasceu em Niterói, em 10 de fevereiro de 1934. De família de artistas populares: o pai, conhecido por Cadete, tocava violão a mãe tocava bandolim o tio, Nono (Romualdo Peixoto), era pianista e homem de Rádio o primo, Ciro Monteiro, foi cantor e compositor famoso os irmãos, Moacir e Araquém, tornaram-se instrumentistas e a irmã, Andiara, foi cantora.

CATULO DA PAIXÃO CEARENSE

Catulo da Paixão Cearense era poeta e declamador. Cantado e decantado por várias gerações, nasceu em São Luís, Maranhão, em 1863.

CARTOLA

Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, (Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1908 — Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1980) foi um cantor, compositor e violonista brasileiro.

CARLOS GARDEL

Carlos Gardel, o mito do tango argentino, tem sua data de nascimento e sua nacionalidade discutida, até hoje, por historiadores e investigadores, que se debatem entre duas datas e duas nações. Uns dizem que ele nasceu a 11 de setembro de 1887 na cidade de Tacuarembó, no Uruguai e outros dizem que foi a 11 de setembro de 1890, na cidade de Toulouse, França.

CAETANO VELOSO

Caetano Emanuel Vianna Telles Velloso, o quinto dos sete filhos de José Telles Velloso, funcionário público do Departamento de Correios e Telégrafos, e de Claudionor Vianna Telles Velloso. Em Santo Amaro da Purificação, pequena cidade do Recôncavo Baiano, próxima de Salvador.

Acesse mais conteúdo de: HORA DA MÚSICA clicando nos números das páginas abaixo.

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA