Logomarca Velhos Amigos
INTERAÇÃO / NOSSAS CRIANÇAS

AGRESSIVIDADE INFANTIL – COMO CONTROLAR?
publicado em: 24/08/2018 por: Lou Micaldas

O comportamento agressivo é uma atitude muito comum entre as crianças podendo se manifestar de diversas formas como: xingamentos, brigas, mordidas, tapas, gritos, etc. E podem ser observada ainda no início da infância.

Muitas vezes, os adultos só percebem o comportamento agressivo dos filhos quando a escola se manifesta com reclamações, chamando-os a direção ou aplicando algum tipo de advertência na criança. Mas é provável que esse comportamento tenha se manifestado antes e não somente em momentos em que estão longe dos pais e em contato com outras crianças. Porém é nesse momento que os adultos se dão conta de que a agressividade dos filhos esta passando dos limites.

O comportamento agressivo na infância se manifesta geralmente no ambiente escolar, porque as crianças ficam envolvidas com outras crianças, tem que lidar com frustrações, regras e limites. Esse ambiente pode propiciar manifestações de sentimentos que as crianças ainda não sabem controlar, como raiva e irritação, fazendo com que ela se comporte de forma agressiva.

As crianças hoje são extremamente estimuladas em todos os ambientes. Em casa pelos pais, na escola pelos professores e ainda em atividades extras, como inglês, futebol, balé, música. Esse mar de informações pode causar uma confusão na cabeça dos pequenos que ainda não sabem lidar com os sentimentos novos que irão surgir em todos esses ambientes e como controlá-los.

Os pais devem ficar atentos, também se mantém comportamentos agressivos diante das crianças, mesmo que seja somente na forma de falar. A criança exposta a tal ambiente reproduzirá esse comportamento em casa ou em qualquer outro ambiente com outras crianças, com os animais domésticos e também com os adultos.

Portanto atenção pais. Ao decidir educar os filhos com punições agressivas, mesmo que com as populares “palmadinhas”, estão ensinando as crianças que essa é a forma de resolver os problemas e de conseguir o que quer e que está é a forma mais fácil e rápida de conseguir os objetivos. Não esqueçam que os adultos são os modelos para as crianças e que elas estão aprendendo e reproduzindo seus comportamentos.

Para a criança deve ficar claro que comportamentos inadequados como xingamentos, brigas, beliscões, tapas e qualquer outro não são corretos e não serão aceitos e que dessa forma ela não resolve as situações e nem consegue o que quer. 

Para isso, os pais devem conversar com as crianças e colocar conseqüências à estas atitudes. Retirando a criança da situação, do ambiente em que ela está sendo agressiva e fazendo com que ela reflita sobre o que ela fez. Para que ela entenda que aquele comportamento não será tolerado.  Sempre deixe claro para a criança, por qual comportamento ela está sendo punida. E não volte atrás. Lembre que para a criança tudo é atenção, inclusive uma bronca ou um castigo.

As crianças querem aprender e receber atenção e cabe aos adultos ensinar os filhos como se comportar de forma adequada em todos os ambientes e como lidar com todos os sentimentos.

Autor(a): Paula Pessoa Carvalho - Psicóloga Comportamental Infantil / Adulto e Orientadora Educacional 
Colaborador(a): Elisa Clozel

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA