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INTERAÇÃO / NOSSAS CRIANÇAS

CAFÉ DA MANHÃ PARA FICAR MAIS FORTE E INTELIGENTE!
publicado em: 22/11/2016 por: Lou Micaldas

Todo mundo já ouviu falar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia. No caso das crianças, alimentar-se bem logo cedo ajuda a garantir um melhor desempenho escolar
Diversas pesquisas já comprovaram que um café da manhã completo melhora as funções cerebrais e a saúde de maneira geral. No caso dos pequenos, a primeira refeição tem uma relação direta com o aprendizado. “Crianças que não comem pela manhã podem se sentir mais sonolentas e distraídas durante as aulas”, explica a nutricionista Paula Cristina Ferreira, do Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista (SP).
 
Isso acontece porque, após horas sem comer (entre 8 e 12, considerando o tempo de sono de cada criança), o cérebro não opera mais em sua capacidade normal. Um estudo norte-americano comprovou que a falta de nutrientes, os quais geralmente são fornecidos pelos alimentos, causa dificuldades na absorção de novas informações.
 
Xiii... memória curta
E não é só a informação que não consegue ser captada. O famoso “esqueci” também acontece com mais frequência. De acordo com outra pesquisa realizada nos Estados Unidos, um café da manhã caprichado, com pães, frutas, leite e cereal, fortalece a memória. Os especialistas observaram vários alunos do ensino fundamental e não tiveram dúvidas: aqueles que realizaram uma boa refeição matinal se saíram melhor em exercícios de ditado e fluência.
 
Receita contra a fraqueza e a desatenção
Uma pesquisa realizada em São Paulo apresentou números que merecem atenção. Segundo o estudo, 64% dos alunos do ensino fundamental de escolas particulares pulavam o café da manhã pelo menos uma vez na semana. O principal resultado notado nessas crianças era a desatenção durante as aulas. Além disso, 80% dos profissionais entrevistados disseram que os alunos que não se alimentavam pela manhã apresentaram sintomas como dor de cabeça, tontura, fraqueza e até enjoo.
 
Para a nutricionista Paula Ferreira, a primeira refeição do dia deve conter leite, iogurte, queijos, pães, cereais e frutas. “Alimentos em versões integrais, como os pães, são boas escolhas, pois ajudam a criança a não sentir fome tão cedo”, diz a especialista.
 
Veja algumas sugestões de cardápio para o café da manhã das crianças:
 
Opção 1
1 tigela de cereal integral com leite e banana em rodelas ou frutas vermelhas
 
Opção 2
1 pote de iogurte com cereal + 1 ou 2 fatias de pão francês integral com queijo ou requeijão + 1 copo de suco de laranja natural
 
Opção 3
2 fatias de pão integral com mussarela + 1 maçã com cereal + 1 copo de água de coco
 
Opção 4
1 banana com cereal e mel + 1 copo de leite + 2 fatias de pão integral com peito de peru

Fonte: Revista Crescer
Colaborador(a): Beatriz Aguiar

 

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