Logomarca Velhos Amigos
INTERAÇÃO / NOSSAS VIDAS

ROMUALDO KUBIAKMINHAS VIDAS
publicado em: 21/12/2015 por: Netty Macedo

Comecei minha carreira esportiva aos 40 anos. Aprendi a nadar e, logo depois, já estava participando de competições. Os bons resultados me estimularam a ir adiante nos esportes. Assim, em 1991, descobri o Triathlon, uma modalidade esportiva que engloba a natação, o ciclismo e a corrida.

Não recebi orientação técnica adequada e meus equipamentos não eram lá essas coisas. Mesmo assim, obtive sucesso em várias provas das quais participei.

As pessoas se enganam ao pensar que a maturidade exige descanso. Nem sempre nosso corpo quer o repouso. Ao contrário, ele exige de nós o esforço, a força de vontade, a ambição da vitória. Para que a gente se sinta vivo, útil, capaz e inteiro. Foi exatamente este o meu caso.

Após vencer algumas provas de Triathlon de curta e média distância, fiquei muito feliz quando conquistei, aos 50 anos, o meu primeiro IRONMAN (50/54 anos). Tantos desafios fizeram aflorar meu espírito aventureiro: adoro correr, nadar, pedalar, enfim, praticar diferentes atividades físicas. Participo também de equipes que fazem escaladas (já subi o Aconcágua), travessias em alto mar e corridas de grandes extensões.

Atualmente, com 58 anos, me sinto um triatleta realizado. Tenho muito orgulho dos meus títulos, nacionais e internacionais: fui campeão brasileiro, por nove vezes, no Triathlon de Longa Distância. E ainda conquistei medalhas, na modalidade, nos Estados Unidos e no Japão.

Mas os desafios não param por aí. Afinal, são eles que nos motivam na vida. Por isso, já conquistei minha vaga nos Jogos do Pan, em 2007. Agora, é treinar e torcer!

Autor(a): Romualdo Kubiak
Fonte: Revista edição de outubro/2005
Colaborador(a): Índia Irene

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA