Logomarca Velhos Amigos

A GRANDE OBRA-PRIMA
publicado em: 15/03/2018 por: Lou Micaldas

Viver é ser o artista da autocriação.
(Jacqueline Small)

Você é o criador da maior obra do universo, sua vida. A única pessoa que pode dar a sua forma final é você mesmo.

No passado, seus pais o criaram com a ajuda de avós, professores e todo o contexto que foi sua infância. Eles o criaram do jeito deles, e fizeram o melhor que puderam. 

O ruim é quando você simplesmente mantém o que eles fizeram.

A maioria das pessoas é escrava do passado. Vive como se as situações e soluções do passado se repetissem todos os dias, e não se transforma como deveria. 

Uma pergunta para pensar:

- Você seria diferente se tivesse tido outros pais ou outra infância?

Provavelmente, você dirá:

- Sim, Roberto, se eu tivesse tido um pai mais compreensivo, seria uma pessoa mais relaxada. Se tivesse tido uma infância mais tranqüila, poderia estar vivendo em paz.

Sabe o que significa essa resposta? Que você é escravo de seu passado e ainda não conseguiu se libertar dele. Está na hora de você ser você! Está na hora de se libertar dos relacionamentos do passado, da infância, da adolescência, da juventude.

Você tem de ser você, independentemente de seus pais e de sua infância. Se você não foi amado, procure um jeito de encontrar amor. Se você era inseguro, descubra a coragem dentro de si. Não deixe que o passado defina sua vida!

Aliás, não deixe nem que o presente defina sua vida. Pessoas milionárias podem ficar pobres e pessoas pobres podem virar milionárias. Você pode estar vivendo um grande amor, acomodar-se e ficar sozinho.

O presente não decide sua vida. O que decide sua vida é seu comprometimento com seus projetos de vida.

Neste momento, você pode estar abrindo mão de muitos de seus sonhos. E a grande pergunta é: "Quais desses sonhos farão falta?"

Boa parte das pessoas vive abrindo mão de sonhos. Quer ver se isso está acontecendo com você? Faça uma lista dos sonhos de sua juventude e escreva todos num papel.

Agora quero que você analise essa lista. Quais desses sonhos efetivamente estão fazendo falta para você? 

Depois que tiver a resposta, corra atrás desses sonhos porque certamente são eles que darão significado à sua vida.

Talvez um de seus maiores sonhos tenha sido viver um casamento gratificante, um relacionamento em que os dois pudessem crescer, mas hoje você está sozinho.

O que é preciso fazer para que daqui a vinte anos você não se arrependa, de novo, de ter deixado esse sonho para trás?

Muita gente se orgulha de sua capacidade de abrir uma empresa ou escrever um poema, mas se esquece de criar a si própria com o mesmo cuidado que coloca em suas metas.

São pais que querem que os filhos realizem projetos que eles não conseguiram e que não percebem que a única pessoa que realmente podemos criar somos nós mesmos.

Você é a pessoa que você cria… Se não está gostando do resultado, mude!

A criação de si próprio é o melhor combustível de sua evolução. É a melhor vacina contra a acomodação.

Seu crescimento lhe dará energia para continuar a percorrer o caminho e ser o grande artista da sua vida. Cada trabalho do artista fornece motivação para seu aprimoramento.

Autor(a): Roberto Shinyashiki - Médico Psiquiatra - Ed. Gente 
Fonte: Transcrito do livro: O sucesso é ser feliz - Editora Gente

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA