Logomarca Velhos Amigos

CONDIÇÕES PARA SER FELIZ
publicado em: 13/12/2017 por: Lou Micaldas

Alguém disse: "Felicidade não é uma estação a que chegamos, mas um meio de viajar."

Todos temos, em qualquer época de nossa vida, problemas, conflitos, decepções, frustrações. São inevitáveis. São a vida. Não há sabedoria que possa evitá-los. A sabedoria está em sabermos conduzir-nos dentro destas vivências.

Podemos imaginar que nada dura sempre, nem o bem nem o mal. Thoreau, um escritor americano, dizia que a vida é feita de "agoras". A soma de "agoras" felizes será a felicidade. Se fizermos a conta direitinho, vamos ver que, em nossa bagagem pela vida afora, levamos mais momentos felizes que infelizes, com muitos espaços em branco.

MAIOR ADAPTAÇÃO À REALIDADE

Isto implica melhor aceitação das nossas limitações. O narcisista, o egocentrista, por exemplo, nunca podem ser felizes. Só seu bem-estar lhes interessa. Querem tudo para si, e, como ninguém pode ter tudo, estes pobres indivíduos contam mais o que lhes falta do que aquilo que têm. Daí suas angústias e frustrações constantes. São uma espécie de supermãe de si mesmos.

ADAPTE-SE AOS TEMPOS

O mundo está mudando? Mude com o mundo. Não importa se a mudança nos contraria. O que importa realmente é que não se viva contra, e sim com esta mudança. Às mudanças é que devemos o progresso.

SAIA DA ROTINA

Rotina é monotonia e mata a alegria de viver. Ponha um colorido em sua vida: viagens, programas, passeios, chás, reuniões. Compre coisas novas para você. Coisas de que você gosta e que está querendo, mesmo fora do orçamento. O mundo não vai acabar só porque você deu uma saidinha das regras e medidas.

Os hábitos repetidos criam uma segunda natureza, difícil de vencer. Vá aos poucos, mas consiga tirar o pé do lodo. Uma vida rica de novos conhecimentos e empreendimentos vale a pena ser vivida. O resto é moleza. É tédio. E tédio envelhece e mata.

LIBERDADE

É um elemento fundamental para a felicidade. Conquiste-a sempre, todos os dias. Não deixe que ninguém roube o seu quinhão. Ele é seu, e você tem todo o direito. Sem ela é o sufoco.

Quer saber de um truque? Dê liberdade aos outros para que os outros deixem você livre. Não se esqueça de que o carcereiro e o encarcerado ambos são presos, pois ambos não podem sair dali...

Não agarre nem se deixe agarrar por ninguém. Agarramento não é sentimento. Quem ama não amarra, liberta.

COMUNIQUE-SE

Thomas Merton concluiu, conforme o título do seu livro: "Nenhum homem é uma ilha".

E Bertrand Russell exclamava: "Bom Deus, que solitário mundo é este, embora tanta gente o habite?"

E aqui, entre nós, Carlos Drummond de Andrade canta:

"Nesta cidade do Rio de Janeiro

de dois milhões de habitantes

estou sozinho no quarto

estou sozinho na América."

Quando a população do mundo já anda em mais de 5 bi, como pode você andar sozinho? É preciso fazer muita força. O mundo está cheio de gente que precisa de você, e você dela. Não se encolha dentro do seu casco como as tartarugas. Saia. Venha cá fora. Quando a gente se reúne, a pena se divide, e a alegria se multiplica. Não pode haver felicidade no isolamento.

SONHAR ACORDADO

Uma receitinha boa. Interessante notar que, se um indivíduo é otimista, alegre e acha tudo azul, dizem que ele está no mundo da lua, é um idiota. Mas se o idiota disser que vive preocupado, angustiado, que o mundo é uma droga, e ele está sempre esperando algo desastroso, ninguém o considera lunático.

Isto porque o negativo é mais favorecido que o positivo. Mas ver preto ou cor-de-rosa é uma questão puramente tecnicolor. Vamos então ver tudo colorido na tevê de nossos sonhos de vigília.

Ligue o sonhador para o programa que você escolher: - recorde ou construa situações prazerosas, momentos ou acontecimentos em sua vida que foram gostosos e o fizeram feliz. Podem também ser projetos futuros que você idealiza, que você deseja que se realizem.

Dirija seu aparelho à sua vontade, ora lento, ora ligeiro, não se esquecendo de passar rápido se pegar o canal errado: o das coisas negativas. A tevê é sua, e é a única em que você realmente pode escolher o programa. Maneje o botão e delicie-se com a imagem colorida que você mesmo idealiza, a novela que você mesmo cria e onde você mesmo é o mocinho ou a mocinha. Ponha o olhar em nada e sonhe durante alguns instantes. Isto faz um bem!

Passe alguns momentos embriagadores, mas saiba desligar na hora certa. Desligue, e fim. E, ao entrar na realidade, você se sentirá revigorado com esta dose de prazer.

Faça de seu sonho um carro, e como a estrada é toda sua, pise o acelerador para frente ou em marcha à ré e não respeite os 80 km.

Polyana, aquela menina extraordinária que tanta gente viu no cinema, dá uma bela lição de vida a uma bela senhora que vivia mergulhada no desespero de pensar no seu amado sobrinho, menino que ela criara e lhe fora arrancado dos braços, pelo pai, para ser levado Deus sabe para onde. Na sua tristeza, só sabia pensar que ele estivesse morto ou infeliz.

E é quando Polyana lhe diz: "Se a senhora pode imaginar o pior e sofrer, pode então imaginar o melhor e ficar contente."

É interessante lembrar que nosso organismo não sabe quando é real ou imaginário aquilo que pensamos, e reage da mesma forma à verdade ou à mentira. Pensamentos negativos de desgostos, tristezas, angústia, causam mudanças na química orgânica e consequentes desastres no sistema do organismo.

Magdalena Léa
Poetisa e Escritora, Autora do livro
"Quem Tem Medo de Envelhecer?"

Autor(a): Magdalena Léa

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA