Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / REPORTAGENS

COPA 2018
publicado em: 14/06/2018 por: Lou Micaldas

Introdução (dados gerais)

A Copa do Mundo FIFA de 2018  está sendo realizada na Rússia. Os jogos ocorrerão entre os dias 14 de junho e 15 de julho. A competição está contando com a participação de 32 seleções nacionais. Ao todo, serão realizadas 64 jogos. Esta é a 21ª edição do mais importante campeonato internacional de futebol do mundo. Os jogos estão sendo transmitidos para telespectadores de 212 países do mundo.

A cerimônia de abertura e o primeiro jogo, realizados no dia 14/06, assim como a final, ocorrerão no Estádio Olímpico Luzhniki em Moscou.

Eliminatórias

Os jogos das eliminatórias foram realizados entre os anos de 2016 e 2017.

As eliminatórias foram disputadas por 209 seleções de 6 Confederações. Participaram 53 seleções africanas; 46 asiáticas; 54 europeias; 35 da América do Norte, Central e Caribe; 11 da Oceania e 10 da América do Sul.

Mascote

A mascote da Copa de 2018 é um simpático lobo chamado Zabivaka. Ele usa um uniforme de futebol nas cores da bandeira da Rússia (vermelha, branca e azul). Em russo, seu nome significa “aquele que marca”.

Bola da Copa

Em 09 de novembro de 2017, foi apresentada em Moscou, a bola oficial que será usada nos jogos da Copado Mundo de 2018. O nome dela é Telstar 18. A Adidas, empresa desenvolvedora, se inspirou nas bolas das Copas de 1970 e 1974. Será a primeira bola de Copa do Mundo a ter um chip NFC (possui capacidade de interação wireless via smartphone). Ela é branca com gomos pretos com detalhes metalizados. O logotipo da Copa de 2018 está estampado na bola.

Logotipo

O logotipo resgata tradições e a arte da Rússia, principalmente na referência aos Ovos Fabergé (joias da época dos czares). Ao mesmo tempo, pretende mostrar um aspecto moderno e inovador da Rússia atual. O logotipo mostra o troféu estilizado nas cores vermelha, preta, azul branca e dourada.  O desenho foi elaborado pela Brandia Central, um estúdio de criação de Portugal.

Sedes da Copa de 2018 e seus estádios

A Copa do Mundo de 2018 na Rússia conta com onze cidades-sede e 12 estádios.

Cidade-sede e nome do estádio:

- Kaliningrado – Estádio de Kalinigrado

- Kazan – Kazan Arena

- Moscou – Estádio Luzhniki

- Moscou –  Estádio Spartak.

- Nizhny Novgorod - Estádio de Nizhny Novgorod

- Rostov-on-Don – Arena Rostov

- São Petersburgo - Estádio de São Petersburgo

- Samara – Samara Arena

- Saransk – Estádio de Saransk

- Sochi - Estádio Olímpico de Sochi

- Volgogrado – Arena Volvogrado

- Ecaterimburgo – Ecaterimburgo Arena

Países que estão participando da Copa 2018 

- Rússia

- Brasil

- Irã

- Japão

- Bélgica

- México

- Coreia do Sul

- Arábia Saudita

- Inglaterra

- Alemanha

- Espanha

- Nigéria

- Egito

- Polônia

- Costa Rica

- Islândia

- Sérvia

- Portugal

- França

- Panamá

- Argentina

- Colômbia

- Uruguai

- Senegal

- Tunísia

- Marrocos

- Suíça 

- Suécia

- Croácia

- Dinamarca

- Peru

- Austrália

Técnico da Seleção brasileira

O brasileiro Tite é o técnico da Seleção. Com uma grande experiência profissional no país, se destacou no Corinthians após conquistar a Copa Libertadores (2012), o Mundial de Clubes (2012), o Campeonato Brasileiro (2011 e 2015), a Recopa Sul-Americana (2013) e o Paulistão (. Se tornou técnico em 1990, pouco depois de encerrar a sua carreira como jogador profissional.

Seleção brasileira:

Confira a lista:

Goleiros: Alisson (Roma), Ederson (Manchester City) e Cássio (Corinthians)

Defensores: Danilo (Manchester City), Geromel (Grêmio), Filipe Luís (Atlético de Madrid), Marcelo (Real Madrid), Marquinhos (PSG), Miranda (Internazionale), Fágner (Corinthians), Thiago Silva (PSG)

Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Manchester City), Fred (Shakhtar Donetsk), Paulinho (Barcelona), Philippe Coutinho (Barcelona), Renato Augusto (Beijing Guoan), Willian (Chelsea)

Atacantes: Douglas Costa (Juventus), Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Manchester City), Neymar (PSG), Taison (Shakhtar Donetsk)

Possível time titular

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA