Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / REPORTAGENS

HISTÓRIA DA CIDADE DE GRAMADO - RS
publicado em: 26/07/2019 por: Lou Micaldas

O nome da cidade está relacionado ao seu passado, quando servia de passagem para tropeiros que tocavam o gado pelos campos de cima da Serra, no fim do século XIX. Ao chegarem no topo da Serra, tanto tropeiros quanto imigrantes encontravam um pequeno campo de grama macia e verde que servia de repouso e revigorava suas forças. Este gramado, segundo alguns, foi responsável pelo batismo da cidade. Há outros que acreditam que a origem do nome da cidade se deva ao acesso do Vale dos Sinos à Serra, pela Serra Grande, que inspirava muito cuidado na travessia e era chamado de Gramado.

A colonização é europeia, iniciada por imigrantes lusos, em 1875, seguida pelos alemães, cinco anos mais tarde e ainda por imigrantes italianos, vindos de Caxias do Sul, que faz divisa com Gramado. Ao mesmo tempo em que desenvolveu as tradições culturais dos descendentes europeus, a cidade também mistura os aspectos do gauchismo. Tamanha diversidade só vem a tornar a cidade ainda mais encantadora, pois o resultado dessas misturas pode ser encontrado ainda hoje, na culinária variada e na arquitetura do município.

As belezas naturais que se formam pelas paisagens serranas, com florestas de araucárias, pássaros e outros animais silvestres, além do nevoeiro característico da serra, dão um ar todo especial para este refúgio. A vocação gramadense para o turismo foi deflagrada justamente pelo seu ar puro e temperaturas amenas, não passando de 30 graus no verão e com ocorrência de neve no inverno. Nesta época do ano, a geada cria paisagens inesquecíveis nos pontos turísticos da cidade.

Vocação para o turismo

O município de Gramado foi criado pela Lei 2.522 em 15 de dezembro de 1954, após ser emancipado da cidade de Taquara. Ao longo destes anos, Gramado desenvolveu uma ampla e qualificada infraestrutura receptiva, que a colocou no topo dos destinos no Rio Grande do Sul e a serra gaúcha entre os três do Brasil.

O município garante qualidade de vida aos seus moradores e visitantes, contando com um hospital equipado com serviço de emergência 24 horas, sete postos de saúde com atendimento gratuito e um serviço de pronto atendimento da Unimed. Os baixos índices de criminalidade contribuem para a tranquilidade dos que escolhem Gramado para viver ou passear, além do mais, duas delegacias da Polícia Civil e o destacamento da Brigada Militar, garantem a segurança.

A descoberta do turismo de negócios como nicho de mercado, levou Gramado a construir uma invejável estrutura para abrigar todos os tipos de atividade. São dois centros de eventos, o Gramado Serra Park e a ExpoGramado, que juntos somam 35.000 m2 de área e possuem infraestrutura suficiente para abrigar grandes feiras. Hotéis também apresentam centros de convenção com equipamentos adequados para a realização de painéis e debates. Além desses, o Palácio dos Festivais também pode servir de auditório e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul construiu seu próprio Centro de Eventos e Treinamentos no município.

Aliás, foram os grandes eventos que deram visibilidade a Gramado. Como é o caso do Festival de Cinema, que terá sua 36ª edição em agosto de 2008, concentrando o cinema latino e brasileiro para si. O Festival de Cinema de Gramado é um evento genuinamente gramadense, contando com o envolvimento da comunidade na sua realização e nunca deixou de ser promovido, mesmo nas piores fases que o país passou nessas 33 edições.

O Natal Luz é outro exemplo do pioneirismo de Gramado na promoção de eventos. Mais de 50 espetáculos, alguns dos quais inéditos e de nível internacional, como o Show Nativitaten, que acontece no Lago Joaquina Rita Bier, com efeitos de som, luz, fogo, águas dançantes e fogos de artifício, compõem a festa natalina. A comunidade é parte do espetáculo, participando dos desfiles de Natal na Avenida Borges de Medeiros, enfeitando pinheirinhos na Tannembaunfest ou decorando suas casas e vitrines. O Natal Luz também inovou no Brasil utilizando as garrafas PET na decoração, promovendo a reciclagem dos materiais no embelezamento da cidade. Em Gramado, o clima natalino vai de novembro a janeiro.

Alguns pontos turísticos:

Parque Gaúcho

Te aprochegas viventes na terra dos pampas! Esse ponto turístico de Gramado vai te aproximar e te fazer mergulhar na vida campeira, vivenciar as origens e entender o espírito da cultura gaúcha. Essa é a essência do Parque Gaúcho de Gramado. Um lugar incrível com vista para o Vale do Moreira, uma área total de 120 mil metros, sendo 60 mil de área construída e 10 mil de área coberta. É o único parque gaúcho temático do mundo.

O Parque do Gaúcho foi inaugurado em novembro de 2011.

Museu do perfume

Primeiro Museu de Perfume do Brasil, aguarda sua visita com seus aromas, perfumes, histórias e curiosidades. São mais de 450 frascos de perfumes do mundo inteiro.

Entre uma das curiosidades, você irá conhecer o perfume que foi da segunda esposa de Napoleão Bonaparte o Violeta di Parma criado especialmente para sua esposa.

Na sala reservada o visitante poderá assistir um vídeo com duração de 5 minutos, através desse filme você irá conhecer além da história a produção do mesmo. Ao passear no Museu Fragam alguns equipamentos antigos que eram utilizados para a fabricação dos perfumes estão expostos em vitrines.

Quer saber qual tipo de perfume que mais combina com você? Através de um teste psicológico você será orientado a escolher o perfume conforme a sua personalidade.

Dentro do Museu Fragam há uma loja onde você poderá comprar além de perfumes de Gramado, sabonetes em barra, cosméticos, batons, odorizantes de ambientes, kits para presentear quem você gosta.

Entrada franca.

Museu de Pedras Preciosas

Grande exposição de pedras preciosas como: ágatas, ametistas, opalas entre outros tipos de pedras Brasileiras e de outros países, pedras brutas e lapidadas, aproveite a visita guiada para conhecer e entender cada tipo de pedra expostas no museu.

Palácio dos Festivais

O Palácio dos Festivais de Gramado é um ponto turístico de Gramado muito famoso por sediar o maior Festival de Cinema da América Latina, um dos principais eventos que ocorre na Serra Gaúcha. Visitado por turistas, artistas nacionais e internacionais. Durante o festival toda mídia brasileira está presente.

No período do Festival de Cinema, o Palácio dos Festivais recebe muitos artistas consagrados do Brasil e da América Latina. Quando esse evento ocorre é estendido um tapete vermelho chamado de Caminho das Estrelas, inspirado na famosa Calçada da Fama de Hollywood.

Sua construção em estilo Colonial e em sua fachada há o ornamento do Kikito (o Deus da Alegria), o mesmo, é dado como prêmio máximo para os ganhadores do festival.

Fora da época do festival o Palácio mantém em cartaz vários filmes.
Estrutura do Palácio dos Festivais

Capacidade: 1.100 lugares
Acesso para portadores de cadeira de rodas
Aceita reservas para eventos

Praça Major Nicoletti

A Praça Major Nicoletti foi inaugurada na década de 30, e em 2003 a praça ganhou uma nova decoração com belas flores e árvores, bancos para descanso e banheiros públicos. Sua fonte rodeada por lindas flores adornam ainda mais a Praça Major Nicoletti.

Para quem deseja fazer compras há 3 galerias com lojas de artesanato, lojas de roupas e acessórios, além dos charmosos cafés que servem salgados, doces, bebidas quentes e cervejas.

Em frente à Praça está a Igreja de São Pedro e o lado Palácio dos Festivais.

Lago Negro

O Lago Negro de Gramado possui uma natureza exuberante, um lago fundo de verde escuro onde é refletido os pinheiros que se misturam com os coloridos das hortênsias azuis no verão, e as azaleias no inverno.

É indicado para momentos de relaxamento e reflexão, pois o clima e a paisagem semelhante da Europa, tem-se a nítida sensação de paz.

Aqueles que desejam não somente admirar o parque, mas especialmente incorporar a cultura gaúcha, sentar-se à beira do Lago Negro e apreciar um bom chimarrão, é um prazer inestimável.

E aos que curtem uma caminha ou pedalada, o parque abriga trilhas entre pinheiros e flores, podendo sentir a suave brisa do vento contra o rosto e o doce perfume das flores. Ao caminhar pelas trilhas, entre as árvores há uma escadaria que leva você até um pequeno santuário com a imagem de Nossa Senhora, ideal para uma prece em agradecimento a natureza.

Romantismo garantido. O ar europeu e a beleza ímpar com pedalinhos em forma de cisne, as tardes serão inesquecíveis para casais. Momento singular para renovar os laços do amor.

Quem disse que criança não se diverte no Lago Negro? Passeios de pedalinhos, barcos e caravelas, encantam a gurizada.

Também é possível almoçar no restaurante Parador, ou simplesmente deliciar-se com o famoso chocolate de Gramado. As lembrancinhas ficam por conta da feirinha de artesanato, onde você poderá comprar produtos confeccionados pelos artesãos gaúchos.

Não esqueça de levar a máquina e a filmadora para registrar e manter vivo na memória cada momento, pois este lugar merece ser visitado sempre.

História do Lago Negro

Antigamente, o Lago Negro chamava-se Vale do Bom Retiro, e pertencia a família Bier. Devido ao trágico incêndio em 1942, que durou cerca de oito dias, boa parte das árvores foram devastadas, deixando uma imensa lacuna na paisagem.

Leopoldo Rosenfeldt, na época, responsável pela administração do Lago Negro de Gramado, vendo o fogo se alastrar descontroladamente, teve a suntuosa ideia de abrir uma enorme fenda com a ajuda dos moradores locais, próximo a uma pequena vertente, sendo assim, a água da vertente encheu a fenda evitando a destruição total da mata nativa.

Foi através da abertura dessa fenda que se originou o lago, pois, na ocasião, não havia nenhum. Denominou-se de Lago Negro porque Leopoldo importou da região da Floresta Negra, da Alemanha (seu país de origem), mudas de árvores que foram plantadas em torno do lago.

Sua intenção foi deixar o parque mais próximo dos europeus, ele plantou árvores, hortênsias e azaleias, transformando-o num cartão postal romântico de Gramado.

Informações sobre o Lago Negro

Área do Parque Lago Negro – 89.336m²
Área do Lago Negro – 17.470m²
Extensão da Trilha de Caminhada – 740m
Lineares Profundidade máxima do Lago – 14m
Extensão Longitudinal do Lago – 287m
Extensão Transversal do Lago – Máx. 110m / Min. 33m

Vinícola Ravanello

O clima da serra gaúcha favorece a produção dos vinhos brancos, tintos e espumantes da Vinícola Ravanello em Gramado. O vinhedo possui 2,5 hectares e o prédio da vinícola 1.300m².

Você está convidado a conhecer, desde a colheita das uvas até o processo de estocagem dos vinhos. Após a visita guiada na vinícola, você poderá degustar um dos melhores vinhos do Sul.

A Vinícola Ravanello foi inaugurada em fevereiro de 2010. Possui os melhores equipamentos de tecnologia para a preparação dos vinhos. A vinícola produz 70.000 litros/ano.

Espaço Gourmet, é um espaço de muito requinte e sofisticação, onde poderá ser realizado eventos empresariais, possui sistema de projeção em telão e sonorização ambiente. Cozinha industrial com todos os equipamentos e utensílios.

Infraestrutura da Vinícola Ravanello
- Ambiente totalmente climatizado
- Som ambiente
- Lareira para os dias mais frios
- Acessibilidade para cadeirantes
- Wifi
- Capacidade para até 120 pessoas
- Espaço externo de 600m²

Museu Medieval

Único Museu Medieval do Brasil Castelo Saint George

O Museu foi construído pelo proprietário Gilberto Guzenski, praticamente sozinho. A construção do castelo em estilo fortaleza medieval foi construído com pedras de arenitos que pesam de 40 a 60 quilos, portas e janelas de madeira itaúba maciços, confeccionados pelo proprietário.

Ao entrar no Museu Medieval, você será recepcionado pelo proprietário, que traja roupas e armas medievais, durante o passeio ele narra histórias medievais e conta como surgiu a ideia de construir o museu.

As pinturas, mapas, quadros e brasões expostos no castelo foram confeccionados pelo proprietário. São mais de 800 mil brasões de famílias, que você pode consultar pelo seu sobrenome no computador, e encomendar o brasão da sua família ao artesão Gilberto Guzenski.

A proposta do Museu é remeter você a época medieval, com certeza você irá sentir-se como se estivesse em filmes medievais, como Gladiador.

Um verdadeiro acervo de *cutelaria medieval, expostas em vitrines no Museu. Há réplicas de armas dos filmes, Senhor dos Anéis e Coração Valente. Espadas de Samurais, facas da Ilha de Java da Indonésia, armas Chinesas, armas da Revolução Francesa, facas da primeira e segunda guerra mundial, e claro, as lanças utilizadas na revolução farroupilha, armas que foram dos lanceiros negros.

Muitas dessas armas foram trazidas de diversas viagens que o proprietário fez pelo mundo.

Dentro do museu, uma loja onde você poderá comprar camisetas e bonés do Museu Medieval, miniaturas de soltados com armaduras e espadas, cavaleiros, chaveiros de miniatura de elmo, miniaturas de espadas.  Dentro da loja você poderá alugar roupas medievais e se divertir tirando fotos.

*Cutelaria é o nome dado a quem fabrica instrumentos de cortes como: adagas, facas, machados, espadas, punhais, ou seja, qualquer ferramenta de cortes metálicos.

Ação Social
O Sr. Gilberto Guzenski, proprietário do Museu Medieval, é quem recebe as crianças de escolas da rede pública. Ele conta histórias e costumes medievais, possibilitando os alunos a conhecer não só o museu, mas toda história medieval.

Dreamland Museu de Cera

Inaugurado em 2009 o primeiro museu de cera da América Latina e o único no Brasil, você vai se divertir, tirar fotos com seus ídolos ou até mesmo filmar no Dreamland Museu de Cera em Gramado. São mais de 90 personalidades famosas com cenários temáticos, características e detalhes das estátuas que impressionam os visitantes. Uma das maiores homenageadas é a modelo Gaúcha Gisele Bündchen, a estátua da modelo foi feita em reconhecimento ao seu sucesso e sua origem Gaúcha.

Personalidades do futebol estão marcando gol no Museu de Cera, o Rei Pele, Ronaldinho Gaúcho, Neymar, o lutador Mike Tyson, não podemos esquecer do piloto Ayrton Senna que brilhou nos autódromos.

Outras personalidades famosas do meio político fazem parte do acervo do museu. Na réplica do Salão Oval da Casa Branca você irá encontrar Luiz Inácio Lula da Silva, John Fitzgerald Kennedy, Bill Clinton e a estátua da atual Presidenta do Brasil Dilma Rousseff.

A garotada irá se divertir ao ver a estátuas do famoso bruxinho Harry Potter e seu amigo Dobby que encantou não só as crianças mas também os adultos, os amiguinhos azuis que voltaram com tudo nos cinemas Os Smurfs, o ogro mais querido Shrek, o travesso do Bart Simpson, o boneco Woody de Toy Story. Ha também um cenário clássico com os personagens que marcaram a infância dos anos 80 e 90, o marinheiro fortão Popeye e sua amada Olívia Palito, quem não se lembra do E.T mais querido pelas crianças? Sigam-me os bons, não contavam com a minha astúcia, é sim uma estátua do Chapolin Colorado que encantaram várias gerações na tv, entre outros personagens que levam alegria para a garotada.

A hora do terror está garantida com os clássicos personagens que aterrorizaram muitas pessoas, o assassino Jason Voorhees da série de filmes Sexta-Feira 13, Freddy Krueger de A Hora do Pesadelo, o eterno Frankenstein.

Os atores de filmes famosos também fazem parte desse cenário de fantasias, Angelina Jolie em Tomb Raider, Batman e a mulher Gato, Antonio Banderas como Zorro, Mel Gibson em Coração Valente, Arnold Schwarzenegger em Exterminador do Futuro, Johnny Depp como o capitão Jack Sparrow de Piratas do Caribe a bordo de um navio, Homem Aranha e outros.

Cantores e compositores famosos estão espalhados nos 1.000² do museu, o rei da música pop Michael Jackson e Madonna, Elvis Presley o pai do rock, a cantora e compositora Amy Winehouse, Elton John em seu piano, Frank Sinatra, Lady Gaga e Paul McCartney, um dos integrantes dos Beatles.

Não podemos esquecer de falar sobre a estátua de cera do Papa João Paulo, que emociona todos visitantes que se aproxima dele, a linda Princesa Diana. Só visitando mesmo para você conhecer de perto tantas personalidades famosas, todas reunidas em um só lugar, com cenários que iram dar asas a suas fantasias e sonhos. Com certeza essa é uma atração turística que toda família irá se divertir e guardar na lembrança o que a cidade de Gramado oferece aos seus visitantes.

O Reino do Chocolate

O Reino do Chocolate é o 1º espaço temático de chocolate do Brasil, foi inaugurado em 2008 pela empresa Caracol Chocolates. Quem recepciona você é um enorme coelho de chocolate, o maior do mundo, esse doce coelhinho já entrou no Guiness Book, ela pesa 1.640 quilos e tem 2,95 de altura, não vale querer tirar uma lasquinha dele…

O visitante poderá conhecer um pouquinho da história do chocolate através de um passeio dentro do Reino em uma área de 1,6 mil metros quadrados. Crianças e principalmente adultos ficaram com água da boca.

Primeiro você passará pelo túnel do tempo que fará você voltar no tempo da civilização asteca, há uma pirâmide asteca. Depois irá conhecer a conquista espanhola do México, painéis espalhados nas paredes contam a história do chocolate, há um quadro da rainha gulosa, a primeira chocólatra.

Há diversos cenários com reis e rainhas da Espanha, monges fazendo receita de chocolate. Fazenda do Cacueiro Falante, esculturas feitas de chocolates

Você também poderá conhecer a Mini Fábrica, onde é feito a produção do chocolate em tempo real. Na cafeteria algumas das poltronas são em formato de xícaras e as mesas tabletes de chocolate.

Pensa que chocolate é só para comer? Está enganado na loja temática diversos tipos de produtos de beleza à base de chocolate.

Para fechar o passeio com chave de ouro, visite a Sala dos Tesouros, onde o cheiro do chocolate deixara qualquer um louco, aproveite para levar chocolates para você claro e seus amigos, esse com certeza é um mimo que agrada a todos.

Igreja Matriz São Pedro

Quem imaginou que a Igreja Matriz São Pedro se tornaria um ponto turístico bem frequentado? A ideia de construir a Igreja partiu do Arcebispo D. João Becker em 1917. No início era uma pequena capela de madeira, mais tarde com a chegada do pároco Padre Guilhermino Maschio, em 1943, foi dado iniciou a construção da igreja, e levou aproximadamente 8 anos para ser concluída. Na entrada da igreja há uma estátua de São Pedro.

A construção da Igreja Matriz São Pedro de Gramado, foi inspirada no estilo arquitetônico romano. Foram cerca de 78 mil pedras basálticas, que foram extraídas de pedreiras próxima à cidade de Gramado, e foram arrastadas em zorras puxadas por bois.

Os vitrais sacros da igreja foram pintados pelo artista alemão Pedro Dobmeier que marcam as passagens da vida do apóstolo Pedro ao lado de Jesus Cristo.

O sino da igreja pesa cerca de 1.000 quilos. Foi criado em bronze, aço e estanho. Em 2009 o sino foi sistematizado eletronicamente. A altura total da igreja é de 860 metros, sendo 46 metros de altura da torre.

A inauguração da igreja ocorreu no dia 29 de Junho de 1942, data da comemorado do dia de São Pedro.

Em frente da igreja ficam as estátuas dos 12 apóstolos de Jesus, em tamanho real com identificações, e o lago da matriz, um chafariz. À noite, os holofotes ficam acessos agraciando a Igreja e seus visitantes.

Os Gramadenses Católicos são devotos do padroeiro São Pedro.

Pároco: Pe. Luiz Pedro Wagner
Vigário: Mons. Pedro Stoffel, Pe. Paulo Ricardo Schmidt
Auxiliar: Mons. Américo Cemin

Lago Joaquina Rita Bier

Breve história do Lago Joaquina Rita Bier

O Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, é um lago artificial com 17 mil metros quadrados. As belas árvores araucárias já passam de 70 anos. O lago foi idealizador por Leopoldo Rosenfeld.

Uma pequena ilha ao centro do lago adorna ainda mais a bela paisagem do lago. Um local ideal para fazer caminhadas ou praticar exercícios.

Na época do Natal Luz, é realizado o grande espetáculo Nativitaten no Lago Joaquina Rita Bier. Lindas apresentações de óperas a céu aberto. Sem falar das chamas de fogo, que atravessam o lago, e o show das águas dos chafarizes.

Horário de funcionamento
Diariamente
Acesso Gratuito

Autor(a): Ricardo Cury
Fonte: http://www.gramadocanela.com.br/pontos-turisticos-de-gramado/

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA