Logomarca Velhos Amigos
INFORMAÇÃO / REPORTAGENS

PASSEIO PELA CHAPADA DIAMANTINA
publicado em: 27/01/2017 por: Lou Micaldas

Marcado por sua beleza, e por concentrar uma grande diversidade natural o Parque Nacional da Chapada Diamantina foi criado no ano de 1985 dentro de uma área de 152 mil hectares e está situado na região Central do estado da Bahia.

A Chapada Diamantina é um dos destinos turísticos mais procurados da Bahia e reúne diversas opções de lazer em meio à natureza exuberante com várias espécies de fauna e flora e paisagens naturais de tirar o fôlego. São grutas, desfiladeiros, cavernas, canyons, cachoeiras e rios. O Parque Nacional da Chapada Diamantina é formado por vários municípios e dentre os mais conhecidos estão Lençóis, Andaraí, Palmeiras e Mucugê, além de simpáticos vilarejos onde se concentram as inúmeras belezas naturais e os pontos turísticos da Chapada Diamantina Bahia.

Atrações turísticas
A vegetação presente na Chapada Diamantina é deslumbrante e permite ao visitante se aventurar por toda a região. O destino é perfeito para quem gosta de aventuras. São espécies da caatinga semiárida em meio a montanhas, onde o turista pode desbravar grutas, conhecer antigas trilhas de garimpeiros, se banhar nas enormes cachoeiras do Parque e ainda respirar um verdadeiro ar puro das montanhas. Dentre as principais atrações turísticas da Chapada Diamantina estão a Cachoeira da Fumaça e seus 380 metros de queda livre, o Poço Encantado e o Morro do Pai Inácio.

A Cachoeira da Fumaça é uma das mais famosas do Brasil e o ponto de partida para chegar à cachoeira é o Vale do Capão através de uma trilha de sete quilômetros. Já o Poço Encantado fica na cidade de Itaitê e está entre um dos pontos turísticos mais procurados da Chapada. O período indicado para visitar o poço é entre abril e setembro quando acontece o fenômeno que deixa a água com um azul lindíssimo.
 
Morro do Pai Inácio
 
O Morro do Pai Inácio possui uma trilha de 400 metros ligando o asfalto ao topo do morro. Do pico, situado a 1.150 metros acima do nível do mar, é possível ver as serras do Sincorá, da Bacia e da Chapadinha. O acesso ao Morro do Pai Inácio está a aproximadamente 30 km do centro da cidade de Lençóis e para chegar até o pico é precisa caminhar por cerca de cinco horas.

Como chegar
Impossível descrever tantas belezas naturais da Chapada Diamantina e para sentir a emoção verdadeira da aventura é preciso visitar o Parque e suas principais atrações.

A cidade que mais apresenta infraestrutura é Lençóis e conta com excelentes dicas de Pousadas na Chapada Diamantina. Além de dicas de hospedagem, Lençóis tem também restaurantes, agências e comércio em geral.

Nas demais cidades da Chapada, como Andaraí também se pode encontrar Pousada na Chapada Diamantina. Se você ficou com vontade de conhecer a Chapada Diamantina, saiba que a partir de Salvador com transfer aéreo com destino a Lençóis e tempo de viagem de 45 minutos. Além do transfer aéreo, há ônibus com saídas diárias e tempo de percurso de sete horas.
 
Clicando no vídeo abaixo você pode fazer uma linda viagem virtual:

 

Fonte: http://www.chapadadiamantinabahia.com / www.youtube.com/watch?v=JFQSsgjEApU

 

CLIQUE AQUI PARA ENVIAR SUA OPINIÃO SOBRE ESTA MATÉRIA

 

 

 

 

 


VOLTAR
AO TOPO DA
PÁGINA